Projeto para nascentes iniciado em Franca vira referência para o Estado

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de novembro de 2015 às 21:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Arnaldo Jardim visitará também Estrada da Aleluia, que receberá melhorias de R$ 800 mil

Vereador Zezinho Cabeleireiro se reúne com secretário Arnaldo Jardim (Foto: Câmara de Franca)

Na próxima sexta-feira, 13, o deputado federal e secretário estadual de Agricultura de São Paulo, Arnaldo Jardim, estará em Franca para fazer o lançamento oficial de um projeto de preservação de nascentes, que teve início em Franca, com o vereador Zezinho Cabeleireiro (PTB), e agora se disseminou por todas as regiões do Estado.

A iniciativa prevê o incentivo, pelo governo, para que proprietários de áreas rurais recebam apoio para cercar suas nascentes e assim preservá-las. Serão doados para ele materiais como arames e mourões para fazer as cercas de proteção.

“Mas o que é interessante é que os proprietários poderão receber também recursos em espécie para a confecção da cerca. Vejo nessa iniciativa uma grande importância para a preservação do meio ambiente e fico feliz que tenha começado aqui em Franca essa iniciativa”, disse Zezinho Cabeleireiro.

Zezinho disse que a ação nasceu de uma reclamação de um morador do Paiolzinho, comunidade rural entre Franca e Claraval (MG), que tem uma propriedade de cinco alqueires, sendo quatro de APP – Área de Preservação Ambiental.

“Ele me procurou para ver se existia algum tipo de ajuda para que ele pudesse cercar e preservar as nascentes, porque a propriedade dele é só para morar, não dá para produzir nada. Aí fomos pesquisar e descobrimos que o Governo Federal já tem incentivos parecidos e levamos isso ao secretário, que agora fez virar lei”, disse o vereador.

Fora isso, o secretário Arnaldo Jardim acompanhará o lançamento oficial das obras de melhoria da Estrada da Aleluia, que liga as Rodovias Ronan Rocha e Nelson Nogueira e é utilizada por cerca de 400 famílias. “Haverá um investimento superior a R$ 800 mil”, revelou Zezinho.


+ Política