Projeto Guri: matrículas permanecem abertas até o próximo dia 07 de dezembro

Projeto visa o ensino musical e a inclusão social em todo o Estado, inclusive em Franca

Postado em: em Música

Maior programa sociocultural brasileiro, o Projeto Guri, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado, está com matrículas abertas para cursos gratuitos de música até o dia 7 de dezembro. Vale destacar que crianças e adolescentes de seis a 18 anos podem se inscrever nos polos de ensino do interior e litoral de São Paulo.

Ao todo, são mais de 30 opções de cursos de música gratuitos. Para efetivar o cadastro, os interessados devem comparecer ao polo onde desejam estudar, acompanhados dos responsáveis, portando RG ou certidão de nascimento e comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar referente ao primeiro semestre de 2019.

Em Franca, o Projeto Guri está localizado na Rua Adolfo de Assis, 1243 - Vila Coronel Antonio J Sobrinho. O telefone da unidade Franca é o (16) 3720-2633.

Não é preciso ter conhecimento prévio de música nem possuir instrumentos ou realizar testes seletivos. As aulas começam de acordo com a data de inscrição de cada aluno.

É importante frisar que, em alguns polos, as matrículas podem ocorrer em datas diferentes. A consulta sobre cursos, vagas disponíveis, data de início das aulas e horário de funcionamento deve ser feita diretamente com o polo da cidade. Os interessados podem acessar mais informações pela internet.

Formação

O Projeto Guri oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre seis e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA).

Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social.

A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria de Cultura que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde o início, em 1995, o projeto já atendeu mais de 710 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Amigos do Guri

A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, a entidade é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo do Estado, idealizador do projeto, a Amigos do Guri tem o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.

Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, possuem incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar.


Artigos Relacionados