Professor Transformador: prêmio aceita inscrições de projetos de outros anos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de novembro de 2020 às 14:01
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 09:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Prêmio está aceitando inscrições de projetos implementados em qualquer data, independente do ano letivo

Henrique Pereira colocou Franca em destaque no Professor Desenvolver

​A organização do Prêmio Professor Transformador, promovido em conjunto pela Bett Educar, Instituto Significare e Base2edu para valorizar o protagonismo dos professores que promovem uma Educação Transformadora, anuncia que está aceitando inscrições de projetos implementados em qualquer data, independente do ano letivo em que foram aplicados, desde que tenham sido implementados em escola do ensino básico regular, pública ou privada. 

As inscrições para o Prêmio já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo site: significare.org.br/premio .

A decisão de estender a data em que os projetos foram implementados leva em conta os desafios que educadores de todo o País estão tendo que enfrentar neste atípico ano letivo de 2020. 

A pandemia impôs mudanças nas formas de ensinar e aprender, além de evidenciar as desigualdades às quais a atividade docente está sujeita Brasil afora.

“Se antes o trabalho do professor já era mais puxado que a média mundial de muitas atividades, com ganhos menores em comparação a outros profissionais, imagina hoje que o trabalho invadiu as casas, avançou os limites do horário de expediente e dominou grande parte das vidas dos nossos docentes”, pontua o Prof. Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare.

“Nesse contexto, reconhecimentos como o Prêmio Professor Transformador representam muito mais que celebração, são instrumentos de resistência e luta pela Educação”, completa.

Com a mudança, projetos desenvolvidos por professores em anos anteriores a 2020 também poderão ser inscritos no Prêmio, pois servem de inspiração para educadores de todo o País. 

E para apoiar os professores no processo de inscrição, um tutorial está disponível no site do Instituto Significare, a partir do link.

Mais reconhecimentos

A segunda edição do Prêmio Professor Transformador vai reconhecer não somente os educadores que serão escolhidos como vencedores, mas também todos aqueles que chegarem à etapa classificatória da premiação.

A esses professores, será concedido o Certificado Professor Transformador 2021 e o Selo Digital Professor Transformador, além da possibilidade de indicar alguma liderança de sua escola para receber o Certificado Liderança Transformadora.

Os reconhecimentos serão conferidos aos 350 professores cujos projetos serão classificados para análise nas etapas finais da premiação. 

Esses educadores também terão os seus projetos inscritos no Banco de Práticas do Instituto Significare, um espaço dedicado ao compartilhamento de práticas educacionais que podem inspirar professores de todo o País no dia a dia. 

Ao acessar o Banco de Práticas, o professor pode participar de uma comunidade ativa de educadores que acreditam na educação que transforma.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Professor Transformador 2021 contempla os quatro níveis do ensino básico: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. 

Para participar, o educador interessado deve ter implementado o(s) projeto(s) em escola da rede pública ou privada até a data da inscrição. 

É importante também que os projetos inscritos tenham focado o desenvolvimento de competências dos alunos, em consonância com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Os segundos e terceiros colocados em cada categoria vão receber, além do troféu, prêmio de R﹩ 2,5 mil e apresentarão seus projetos na Bett Educar 2021. 

Já os candidatos autores dos projetos classificados em primeiro lugar de cada categoria receberão um prêmio em dinheiro no valor de R﹩ 7 mil, troféu e participação especial como convidado na Bett Educar 2021.


+ Educação