Procon fiscaliza preços em postos de combustíveis em cidades do Estado

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de setembro de 2019 às 13:03
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fiscais do órgão estadual verificam se estabelecimentos comerciais estão praticando preços abusivos no setor

Equipes de fiscalização da Fundação Procon-SP, ligada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, executam nesta sexta-feira (20) uma operação para fiscalizar postos de combustíveis e verificar se os estabelecimentos estão praticando eventuais aumentos abusivos dos preços e repassando-os ao consumidor.

Recentemente, a Petrobrás anunciou aumento no preço dos combustíveis, medida que, segundo entidades do setor, já chegou aos postos da capital. 

A estatal subiu em 4,2% o preço médio do diesel nas refinarias e em 3,5% o da gasolina, após ataques a instalações de uma petroleira da Arábia Saudita levarem ao aumento do preço do petróleo no mercado internacional.

Legislação

O diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, ressalta que o Código de Defesa do Consumidor tipifica, no Art. 39, inciso X, que elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços é caracterizado como prática abusiva.

Para comparar o preço praticado pelo posto em 13 e 20 de setembro, equipes do Procon-SP solicitarão cupons fiscais de venda ao consumidor dos combustíveis comum e diesel (S10 e S500).

Caso seja verificado aumento abusivo, serão solicitadas notas fiscais de compra de combustíveis e cupons de venda ao consumidor anteriores a 3 de setembro (inclusive no dia 13 deste mês) e também posteriores ao dia 17 (inclusive em 17 de setembro).

O estabelecimento que apresentar irregularidades será notificado e responderá processo administrativo.


+ Economia