Procon alerta sobre novo golpe de venda do Código de Defesa do Consumidor

  • Entre linhas
  • Publicado em 1 de junho de 2017 às 15:40
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:12
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Franca registrou nesta semana, algumas queixas de comerciantes procurados para compra do material

Na condição de guardiões dos interesses e defesa do consumidor, o Procon Estadual e sua unidade de Franca, estão mobilizados contra novos golpes que estão ocorrendo no Estado, envolvendo a comercialização do Código de Defesa do Consumidor – CDC.

Segundo João Vicente Miguel, diretor do Procon/Franca, esta semana foram feitos os primeiros registros de reclamações, via telefone, de cidadãos com dúvidas após serem procurados por desconhecidos se passando por funcionários da instituição, visitando comércios, oferecendo e forçando a venda de exemplares do Código do Consumidor sob condição de pagamento à vista, sendo que, conforme diz o dirigente do Procon, esse material é disponibilizado gratuitamente, inclusive online.

Documento recebido do diretor de Relações Institucionais da Fundação Procon/SP, João Marcelo F. Gonçalves, reforça para que todas as unidades propaguem a informação e alerte as pessoas e comerciantes em geral sobre o novo golpe e que acionem a polícia em caso de abordagens com essas características, que consistem em pessoas mal-intencionadas, aproveitando e forçando a venda de exemplares do código e, ainda, se passando por funcionários do órgão.

Na mensagem, João Marcelo cita que a Lei 12.291/10 obriga os estabelecimentos e empresas a manter um exemplar do Código do Consumidor visível ao cliente e ou placas de aviso de que o estabelecimento possui o Código, todavia, o material é disponibilizado gratuitamente aos empresários e profissionais liberais.

Em caso de dúvidas, os contatos em Franca podem ser feitos pelo telefone (16) 3721-4757 ou na Alameda Vicente Leporace, 4655, Parque dos Pinhais.


+ Cotidiano