Primeiro trimestre aponta queda de 1,5% no valor dos aluguéis em Franca

Em contrapartida, a locação de apartamentos ficou 1,3% mais cara, neste mesmo período

Postado em: em Economia

A Pesquisa Mensal de Locação Residencial do Instituto de Economia ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) revelou uma queda de 1,5% nos valores praticados nas locações de casas, em Franca, neste primeiro trimestre. Em contrapartida, a locação de apartamentos ficou 1,3% mais cara, neste mesmo período.

“O primeiro fator a ser considerado para o aumento dos aluguéis de apartamentos é a regulação normal de mercado: oferta e demanda. No último semestre de 2017, alugar um apartamento estava mais barato que alugar uma casa, o que fez com que as pessoas optassem pela locação de apartamento”, explica o presidente da ACIF, Dorival Mourão Filho. “Com o crescimento da procura, os preços, que estavam baixos no fim do ano, aumentaram nestes três primeiros meses.

Ainda de acordo Mourão, a queda nos preços de aluguéis de casas se correlaciona com a alta procura por locações de apartamentos. “Com a preferência dos inquilinos por apartamentos, os locadores de casas se viram pressionados a baixar os preços dos aluguéis em prol de maior competitividade no mercado imobiliário.”

Outro dado levantado pela pesquisa foi a queda do número de casas disponíveis para locação. O estoque de residências do tipo baixou 6,66%, neste primeiro trimestre em razão da alta de locações propiciada pela queda dos preços observada neste trimestre (1,5%).

Já a disponibilidade para locação de apartamentos aumentou 1,86% em razão da entrega de construções de edifícios iniciadas a há 2 ou 3 anos, tempo médio para a conclusão de empreendimentos do tipo.

Bairros com aluguéis mais caros em Franca:

Cidade Nova

Residencial Paraíso

Residencial Baldassari

Jardim Líbano

Vila Flores

Bairros com aluguéis mais baratos em Franca:

Vila Europa

Jardim Martins

Jardim Aviação

City Petrópolis

Residencial Moreira Júnior.


Artigos Relacionados