Prefeitura oferece curso gratuito sobre técnicas e cuidados com apiários

  • Entre linhas
  • Publicado em 5 de agosto de 2018 às 02:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Um dos objetivos com essa iniciativa é oferecer novas ferramentas e mais conhecimentos aos apicultores

A Prefeitura de Franca está oferecendo mais um curso gratuito, no Parque Fernando Costa, destinado aos apicultores da cidade e região que desejam aprimorar e atualizar seus conhecimentos sobre técnicas de manejo e cuidados com apiários. As abelhas, como é do conhecimento geral, são insetos que vivem em colmeias formadas por favos produzidos por elas em caixas ou ambientes propícios e protegidos. São nestes favos de cera que o mel e o pólen são armazenados, como reserva para os períodos de escassez alimentar. É nesse ambiente que acontece a postura dos ovos, que sairão as abelhas jovens.

Dando continuidade ao trabalho focado em ampliar as oportunidades também ao cidadão do campo, por meio da secretaria de Desenvolvimento, o curso ora oferecido sobre a implantação de apiários está sendo ministrado em parceria com o Senar (Serviço de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural. Teve início essa semana, contando com 16 alunos que estão assistindo aulas práticas e teóricas, no Parque Fernando Costa e nas propriedades onde alguns dos apicultores participantes mantém suas colmeias.

Um dos objetivos com essa iniciativa é oferecer novas ferramentas e mais conhecimentos aos apicultores, reforça o técnico agrícola e biólogo Célio Augusto Pereira. A partir de um apiário bem estruturado, administrado com técnicas adequadas, pode ser transformado num meio de geração de renda, beneficiando também, o meio ambiente e a flora, pois as abelhas sempre tiveram papel fundamental na polinização das flores em geral. Por consequência isso gera mais produtividade.

O segundo módulo do curso está está previsto para o final deste mês, compreendendo um conteúdo mais aprofundado sobre a matéria. Além da estrutura para as aulas no Parque Fernando Costa, a Prefeitura mantém no Jardim Zoobotânico uma colônia com cerca de 200 colmeias com abelhas sem ferrão de diversas espécies.

Mais informações pelo telefone 3724-7080.


+ Economia