P​refeitura incrementa ações para se destacar no Projeto Verde Azul

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de março de 2018 às 16:57
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O programa Município Verde Azul, do Governo Estadual, confere um selo a cidade que comprova boas práticas

Atendendo as diretrizes fixadas pelo prefeito Gílson de Souza, a secretaria municipal da Educação está trabalhando, por meio de sua recém criada Coordenadoria de Educação Ambiental, uma série de ações com o intuito de envolver a sociedade em torno de medidas contempladas no programa estadual Município Verde Azul. 

Através da secretaria Estadual do Meio Ambiente, anualmente são premiados aqueles municípios que melhor pontuam sua boas práticas ambientais e de sustentabilidade.

A coordenadora desse trabalho na pasta da Educação, professora Mônica Aparecida Haddad, primeiro vem se reunindo com os diversos segmentos internos da própria Prefeitura. 

O intuito é compor um grupo forte de trabalho para, a partir daí, com uma logística bem definida, avançar para os ambientes externos, como escolas, os educadores, estudantes, associações e centros comunitários, difundindo e colocando em prática as medidas inseridas no que preconiza o programa Verde Azul.

O programa Município Verde Azul (PMVA), do Governo Estadual, confere um selo a cidade participante que comprova suas boas práticas. 

O intuito da Prefeitura é fazer o resgate do espaço perdido e não só atrair a comunidade, como  ampliar e acompanhar os trabalhos voltados ao reflorestamento de espaços degradados, recuperação de áreas de preservação, tratamento de água e esgoto, cuidados com as nascentes e mananciais, coleta e disposição do lixo, atuação no combate ao descarte irregular de resíduos sólidos e outras medidas.

Para os próximos dias Mônica Haddad vai pontuar algumas ações específicas que serão colocadas em prática, inicialmente envolvendo palestras de orientação nas salas de aulas, visitas monitoradas a locais como Aterro Sanitário e Zoobotânico, Usina de Reciclagem de Lixo, Estações de Tratamento de Água e de Esgotos, entre outras atividades. 

Está nos planos também, a recuperação paisagística de espaços de convivência, com o replantio de árvores em praças e canteiros das principais avenidas.

          


+ Política