Prefeitura, em cima da hora, adita contrato de creches por seis meses

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de dezembro de 2017 às 15:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Secretaria de Educação deixou para fazer chamamento na última hora e poderia prejudicar atendimentos

A Prefeitura de Franca decidiu, na última hora e sob risco de um colapso, aditar os contratos com as entidades que administram 60 creches, sob sistema de parceria com o município.

A medida, paliativa, teve de ser tomada pela Secretaria de Educação após ser constatado o risco de um colapso no setor. Atendendo a nova legislação, a Prefeitura está realizando um chamamento público com as entidades que administram as creches. 

O problema é que tudo foi feito com prazos muito apertados​, já que o chamamento será encerrado no dia 21 de janeiro, exatamente quando as aulas deveriam estar começando. Caso ocorresse algum recurso, certamente o prazo seria dilatado e as nove mil crianças menores de quatro anos ficariam sem creche por tempo indeterminado.

O desgaste e até uma possível ação do Ministério Público iriam complicar ainda mais a imagem do prefeito Gilson de Souza (DEM). Mas aí cabe um questionamento. Por que a Secretaria de Educação não aditou antes o contrato das cerca de 40 entidade? E mais: por que não realizou este chamamento há meses atrás?

A impressão que fica é que os desgastes sofridos por Gilson não têm outro culpado senão ele próprio, por usar e abusar do improviso na tarefa complexa de governar, e de sua equipe que não para de dar notas foras, deixando o prefeito, invariavelmente, em maus lençóis. 


+ Educação