Prefeitura e SESC dão largada para a construção da unidade em Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 21 de maio de 2018 às 17:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Lançamento da pedra fundamental reuniu centenas de pessoas na tarde desta segunda-feira, 21 de maio

A cerimônia foi acompanhada por autoridades, políticos e muitos membros da comunidade francana

Em cerimônia ocorrida na tarde desta segunda-feira, 21 de maio, a Prefeitura de Franca e o SESC (Serviço Social do Comércio), deram a largada para a construção da unidade da cidade, prevista para começar entre o final deste ano ou o começo de 2019. Foi lançada a pedra fundamental desse arrojado projeto.

O prefeito Gilson de Souza, que no início do mês sancionou a Lei autorizando um prazo adicional para a construção de uma unidade do SESC  em Franca, deu as boas vindas aos dirigentes da instituição, vereadores e demais lideranças que marcaram presença na solenidade.

Maria Angela Pimenta e o escritor e poeta Carlos de Assumpção também marcaram presença no evento

A área já destinada pela Prefeitura no bairro São José, tem mais de 20 mil metros quadrados e fica nos fundos do estádio ‘Lanchão’. Orçada em mais R$ 150 milhões, ao longo de sua construção vai gerar centenas de novos empregos e movimentar a economia e depois de pronta, com certeza dará opções de lazer para milhares de pessoas e marcado de trabalho para profissionais dos diferentes setores.

A Lei aprovada estabelece um cronograma para a construção que vai da elaboração do orçamento: até 3 (três) meses a contar da promulgação da Lei, portanto prazo em andamento; contratação das obras mediante processo de licitação em até 6 (seis) meses da conclusão do orçamento; início das obras em até 2 (dois) meses da assinatura do contrato da licitação e a conclusão das obras em até 48 (quarenta e oito) meses contados data de assinatura do contrato.

O diretor Regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda, fala sobre o que representará uma unidade Sesc em Franca

A prorrogação autorizada não poderá exceder os prazos fixados no cronograma, enfatizou o prefeito em seu pronunciamento, dizendo que o registro está feito simbolicamente na ‘Pedra Fundamental’, lançada na ocasião. O prefeito reforçou sua preocupação com esse assunto, levando em conta as diversas idas e vindas e atrasos anteriores no cumprimento do cronograma.O fato é que o Sesc recebeu em doação área do município, localizada em área nobre medindo 20.229,78 m2, para construir uma unidade em Franca, porém passaram-se 9 anos e o projeto não havia saído do papel.

Autoridades celebram o lançamento da pedra fundamental do Sesc-Franca

Com a entrada do governo atual, em 2017, uma das iniciativas da Prefeitura foi notificar a instituição a respeito, em face do descumprimento de prazos. A partir de então foram mantidos novos entendimentos, o SESC protocolou adequações do projeto arquitetônico para aprovação junto ao Município e foram cumpridas etapas do processo, tais como aprovação do projeto e do EIV – Estudo de Impacto de Vizinhança, convocada e realizada Audiência Pública, pela Prefeitura. Posteriormente um novo cronograma de obras foi apresentado para apreciação.

Cumprida essa etapa com a assinatura da Lei no dia 2 de maio, o prefeito e demais envolvidos ficaram cientes dos novos prazos, o que foi reforçado no ato dessa segunda-feira. Além do prefeito falaram na ocasião, o vereador Pastor Otávio Pinheiro, o delegado regional do Sesc na cidade, Michel Jorge Saad, o diretor Regional, Danilo Santos de Miranda, com uma apresentação à parte, do poeta e escritor Carlos Assumpção. A partir de agora todas as energias passam a ser direcionadas nas fases seguintes, compreendendo orçamento global e a licitação para início das obras propriamente ditas.


+ Cultura