Prefeitura de Guará recolhe 14 toneladas de pneus inservíveis nas borracharias

  • Entre linhas
  • Publicado em 30 de julho de 2019 às 18:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Material terá destinação correta para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue

A Prefeitura de Guará, através da Secretaria de Saúde, Controle de Vetores e Agenda 21 destinaram, na última semana, um caminhão de pneus inservíveis com cerca de 14 toneladas recolhidos nas borracharias da cidade, para a empresa responsável (RECICLANIP) pela destinação correta dos mesmos.

Quando um pneu chega ao fim de sua vida útil, ou seja, não pode mais continuar rodando em um veículo, ele deve ser deixado em local apropriado, caso de um estabelecimento comercial como uma revenda de pneus e borracharia ou um Ponto de Coleta de Pneus da Prefeitura Municipal.

No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos dos pneus são a fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis.

Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos. A Prefeitura de Guará mostra muita preocupação com o tema, tratando com muita seriedade e responsabilidade o assunto, de forma a evitar qualquer descarte indevido dos pneus e a proliferação do mosquito “Aedes aegypt”.


+ Cidades