Prefeitura de Guaíra contabiliza mais de mil novas calçadas construídas

  • Entre linhas
  • Publicado em 15 de junho de 2018 às 16:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:48
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Construção tem gerado oportunidades de trabalho aos profissionais do ramo da construção civil da cidade

Prefeitura já iniciou calçamento em seus imóveis ainda sem pavimento

A fiscalização de posturas da Prefeitura do Município de Guaíra contabiliza a construção de 1.074 novas calçadas construídas pelos contribuintes, donos de terrenos e residências que antes estavam sem calçada e muitos estavam com mato alto no lugar do passeio.

Desde abril de 2017 a cidade percebeu um número crescente de pessoas atendendo ao chamado da prefeitura e construindo sua calçada, o que por sua vez gerou oportunidade de trabalho a pedreiros e serventes, gerando renda aos profissionais do ramo da construção civil.

Outro segmento que também se beneficiou do cumprimento da lei municipal nº 2432/2010 foi o setor de comércio de materiais de construção, como cimento, areia, pedra e concreto. A prefeitura orienta aos contribuintes notificados a sempre negociar diretamente com seu pedreiro de confiança e com lojas de materiais de construção, pois o mercado oferece variações de preço.

De acordo com dados da fiscalização municipal, o total de imóveis notificados foi de  1413, sendo que a próxima verificação acontece em agosto, quando o novo prazo dado pela prefeitura termina.

As calçadas podem ser concretadas mas pode-se evitar excesso de pavimentação. A melhor forma de facilitar a absorção da água da chuva é criar áreas de infiltração, com gramados ou conjugadas aos elementos drenantes de passeios, as chamadas “calçadas ecológicas”, que servem de esponjas verdes, garantindo, assim, a absorção da água e contínuo reabastecimento dos mananciais.

Construir a calçada é medida que cria uma melhor mobilidade para o cidadão e ajuda a melhorar o aspecto e limpeza dos bairros, além de atender aos anseios do Conselho de Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência, Conselho de Defesa dos Direitos dos Idosos e presidentes de Associações de Bairros.

PREFEITURA

Na semana passada a Prefeitura deu início à construção das calçadas dos seus imóveis. O primeiro espaço a ser beneficiado é o lote localizado na avenida 19, no Bairro Novo Horizonte, atrás do CSU, Centro Social Urbano. Esta era uma antiga reivindicação dos cidadãos que transitavam pelo local.

A administração do prefeito, José Eduardo Coscrato Lelis recentemente licitou a construção de 1.500 metros quadrados de pavimento. As obras  irão atender a diversos bairros da cidade, onde existem próprios públicos desprovidos de calçamento.


+ Cidades