Prefeitura começa a instalar modernas lixeiras para lixo orgânico em Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 6 de novembro de 2017 às 15:56
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além de melhorarem o visual urbano, elas evitam proliferação de odores, contato humano e de animais

Franca mais uma vez se destaca positivamente em saneamento básico, conforme atesta recente pesquisa divulgada pela conceituada empresa de auditoria e consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), com chancela do Sindicato Estadual das Empresas de Lixo. Mas o município quer mais e investe em modernas lixeiras, que estão sendo instaladas em locais públicos para destinação de lixo orgânico. 

Consistindo em containers enterrados no solo, que estão sendo instalados em pontos estratégicos da cidade, as novas lixeiras deixam à mostra apenas os modernos dispositivos de recepção do lixo, com tampas que fecham automaticamente, vedando odores e impedindo que animais, insetos ou mesmo pessoas alcancem os produtos descartados. A retirada do lixo depositado é feita por caminhão preparado especialmente para o serviço, que com acionamento hidráulico retira o dispositivo, sem contato manual.

 As novas lixeiras, instaladas em parceria com a empresa permissionária para os serviços municipais de coleta de lixo na cidade, também contribuem para melhorar o visual urbano e já estão funcionando na Praça Dom Pedro II, com duas unidades instaladas no local, na Rua Prudente de Moraes, aos fundos da prefeitura, que também recebeu 2 unidades; na Praça Nossa Senhora da Conceição, próximo da Concha Acústica, e na Praça Barão da Franca, ambas no centro, com 1 lixeira cada uma. Outras duas foram instaladas na Praça Sabino Loureiro, na Estação, e na Avenida Abraão Brickmann, no Parque Vicente Leporace – sendo 1 unidade em cada local –, totalizando 9 unidades até o momento, com previsão de significativa expansão a partir de 2018. 

Todos os locais estão com placas de identificação e informação de como utilizar as novas lixeiras, mas muitas pessoas não querem se dar ao simples, fácil e fundamental trabalho de jogar o lixo dentro da lixeira e o depositam do lado de fora. Portanto, a Secretaria de Serviços e Meio Ambiente solicita para a população que contribua com a limpeza da cidade, destinando o lixo para dentro das lixeiras e não para o lado de fora, lembrando que essa prática configura crime ambiental, alertando que, com a aprovação de nova lei,  que confere competência à Guarda Municipal para fiscalizar e autuar, os infratores estarão sujeitos à autuação e multa.


+ Meio Ambiente