Prefeito de Guaíra faz reunião e constata boa produção da saúde pública

  • Entre linhas
  • Publicado em 27 de agosto de 2018 às 11:44
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Números de atendimentos e resultados de pesquisa espontânea com usuários reforçam a boa nota B+

Na segunda-feira, dia 20, o prefeito, José Eduardo Coscrato Lelis conversou com o pessoal da Saúde do município. A intenção foi a de ouvir as demandas do setor e avaliar a qualidade do atendimento prestado a população em toda rede.  Durante a visita, a Secretaria de Saúde apresentou para José Eduardo levantamentos de atendimentos nas unidades, bem como os resultados de uma enquete realizada com os pacientes. Uma pesquisa espontânea em que os usuários qualificaram a assistência à saúde no SUS de Guaíra.

Os resultados são favoráveis. Mais de 90% dos usuários que responderam ao levantamento classificaram o atendimento nas USFs- Unidades de Saúde da Família – como bom ou ótimo, destaque para assistência odontológica.

No CEO – Centro de Especialidades Odontológicas –  quando a pergunta foi: Quanto ao atendimento dado pelo cirurgião dentista, como você considera o serviço? De 15 pacientes que responderam ao questionário, 11 classificaram como ótimo, 4 como bom e apenas 1 como ruim.

A pesquisa revelou muitos elogios e algumas sugestões, até inusitadas, como pedidos de disponibilização de rede de Wifi e fornecimento de alimentos para os pacientes que aguardam por atendimentos nas USFs.

RESULTADOS

José Eduardo também ficou impressionado e satisfeito com a produtividade do setor. Para se ter uma ideia da dimensão da rede de assistência a saúde prestada no município, somente no mês de julho foram 6.963 consultas médcas na rede básica (USFs), outras 3.570 nas especialidades (cardiologia, urologia, psiquiatria e outras).

Uma rede amparada pelos demais equipamentos de atendimento como a Farmácia Municipal, que no mesmo período cedeu medicamentos de 6.018 receitas. No caso da Fisioterapia foram executados, no mesmo mês 600 procedimentos e o Caps (Saúde Mental) somou 2.151 procedimentos, entre terapias para adultos e crianças, atos de enfermagens e outros de suporte ao tratamento.  

Nas unidades básicas os dentistas da rede atenderam em julho 1.961 pacientes. E, mais que o atendimento básico das USFs, os pacientes de Guaíra contam com o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas – que atende a especialidades comoendodontia (canal), próteses e cirurgias, onde no período citado, 479 pacientes passaram por 918 procedimentos.

O Pronto Atendimento (Pronto Socorro) que deveria atender somente a urgências e emergências, no entanto não se furta a realizar consultas da atenção básica, o número é mais expressivo com 4.343 pacientes passando pela unidade no mês de julho de 2018, uma média de 140 pacientes por dia em apenas um ponto de atendimento.

Os números de atendimentos e resultados de uma pesquisa espontânea com usuários reforçam a boa nota, B+ que a Saúde Pública de Guaíra recebeu do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, realçando que o município, pelo seu porte, oferece serviços gratuitos que extrapolam sua atribuição na assistência médica e odontológica no 
SUS – Sistema Único de Saúde.

“Estou contente com os resultados da nossa rede de saúde pública. Tenho consciência que problemas pontuais podem ocorrer sempre, especialmente tendo se em vista a abrangência da assistência prestada, no entanto toda a equipe da Saúde está atenta, e empenhada pela solução breve, aprimorando a cada dia o serviço de saúde gratuito prestado e nossa cidade. Nossa saúde foi classificada com a nota B+ pelo Tribunal de Contas, mas vamos nos esforçar para alcançar a nota A”, prognosticou o prefeito, José Eduardo Coscrato Lelis.

Números da Saúde no mês de julho de 2018

Unidade

Período

USF – Unidades de Saúde da Família- Medicos

1 a 31 de julho de 2018

6.963 consultas médicas

USF – Unidades de Saúde da Família – Dentistas

1 a 31 de julho de 2018

1.961 consultas odontológicas

Farmácia Municipal

1 a 31 de julho de 2018

6.018 receitas aviadas

Ceo – Centro de Especialidade Odontológicas

1 a 31 de julho de 2018

479 pacientes e 918 procedimentos

Caps (Saúde Mental)

1 a 31 de julho de 2018

2.151 procedimentos

Fisioterapia Municipal

1 a 31 de julho de 2018

600 procedimentos

Ambulatório de Especialidades

1 a 31 de julho de 2018

3.570 consultas


+ Cidades