Preços do café arábica ficam firmes na primeira quinzena de agosto

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de agosto de 2017 às 15:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:18
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Informações foram divulgadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea)​

​No Brasil, a colheita de café na safra 2017/2018 está na reta final. Na primeira quinzena de agosto, os preços do café arábica se mostraram mais firmes, em comparação com os primeiros quinze dias de julho, segundo informações divulgadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) na última terça-feira (15). 

De acordo com relatório elaborado pela instituição, as cotações têm sido impulsionadas pela forte retração dos produtores, que estão focados nas entregas futuras, e por expectativas de que a safra do arábica fique abaixo do esperado, devidos aos problemas de menor peneira e infestação da Broca-do-Café nas principais regiões produtoras. 

Até o dia 14 de agosto, o indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6 bebida dura para melhor estava em R$470,64 a saca de 60 kg. O valor é 4,15% maior que a média de julho, se aproximando de patamares encontrados em abril deste ano.  

Para o Cepea, o volume de comercialização deve aumentar no mês que vem, após a finalização das entregas futuras. “Apesar da significativa retração de muitos agentes, a liquidez teve aumento pontual no mercado doméstico”, informou. 


+ Agronegócios