Prazo para pedir voto em trânsito para a eleição de outubro acabou na quinta

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de agosto de 2018 às 05:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Solicitação focava quem estará fora de sua cidade no dia da votação e para seções com acessibilidade

O prazo para o eleitor requerer a transferência temporária de seu voto para as eleições gerais de 2018 terminou nesta quinta-feira (23).

Essa transferência é opcional, sendo direcionada ao eleitor que estará fora de seu município no dia do pleito e ao eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida que precisa votar em seção com acessibilidade. 

Após as eleições, as inscrições desses eleitores voltam a figurar automaticamente nas seções de origem.

Voto em trânsito

O eleitor que estará fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição poderia solicitar o voto em trânsito para as capitais ou para municípios com mais de 100 mil eleitores, como é o caso de Franca, com 230 mil eleitores.

Se a solicitação for para uma cidade dentro do Estado de São Paulo, o requerente poderá votar para todos os cargos em disputa. Agora se for para um município de outro Estado, ele poderá votar somente para o cargo de presidente.

Quem fez essa opção não poderá votar em sua seção eleitoral de origem. Caso não esteja na cidade indicada no dia da eleição, o eleitor poderá justificar a ausência em qualquer local de votação do país.

Eleitor com deficiência

O eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida também teria que comparecer até na quinta em qualquer cartório eleitoral do município em que estiver inscrito, com documento oficial de identidade, para requerer a habilitação para uma seção com acessibilidade..

Outros casos

A data-limite de 23 de agosto para transferência temporária era válida também para presos provisórios e adolescentes em unidades de internação, membros das Forças Armadas, polícia federal, polícia rodoviária federal e ferroviária federal, polícias civis e militares, corpos de bombeiros militares e guardas municipais, que estiverem em serviço durante as eleições.

O assunto está disciplinado nos artigos 37 a 58 da Resolução nº 23.554/2017, que dispõe sobre os atos preparatórios para as Eleições 2018.


+ Política