Pote da Calma é a nova febre para acalmar as crianças pequenas

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de janeiro de 2016 às 15:34
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Método foi criado inspirado no método criado por Maria Montessori, médica e educadora italiana

​Uma das principais preocupações dos pais é manter a ordem e a paz no ambiente familiar. Porém, nem sempre isso é possível, ainda mais quando os pequenos insistem em se rebelar por motivos fúteis, criando situações de caos extremamente desagradáveis.

Pensando nesses casos, foi criado o “Pote da Calma”, uma solução simples, criativa e de extrema eficácia para acalmar as crianças em situações de birra e chateação. O pote da calma (ou calming jar, em inglês), trata-se apenas de um frasco com líquido, tinta e muito glitter.

Ao agitá-lo é que a “mágica” começa a acontecer, pois o glitter cai lentamente, em um movimento gracioso e impressionante. Segundos estudos, enquanto a criança observa esse processo, ela consegue organizar e centralizar o sistema nervoso, além de desacelerar os batimentos cardíacos.

É uma maneira simples de chamar a atenção da criança para o momento presente e fazer com que ela se distraia do motivo da birra. Além disso, pode ser útil para que elas respirem com tranquilidade e profundidade e consigam explicar os motivos da tristeza, raiva ou frustração.

O pote foi inspirado no método Montessori – nome dado para a pedagogia Montessoriana, criada por Maria Montessori, médica, educadora e primeira mulher italiana diplomada em medicina.

Aprenda como fazer:

POTE DA CALMA

 As crianças se acalmam ao olharem para o pote (Foto: Reprodução)

Material:

– 1 pote de vidro (se for de plástico transparente é ainda melhor) com tampa

– 1 ou 2 colheres (sopa) de cola glitter

– 3 ou 4 colheres (chá) de purpurina

– 1 gota de corante alimentar

– Água quente

Como fazer:

Despejem no vidro a água quente e a cola glitter. A quantidade de água a ser utilizada varia de acordo com a capacidade do pote. Levem em consideração que devem deixar um espaço vazio na parte superior do vidro, para a criança agitar o seu conteúdo.

Mexam bastante para que o glitter da cola se desmanche na água. Adicionem a purpurina e misturem novamente. Adicionem uma gota de corante alimentar na cor que desejarem e fechem bem a tampa do pote.


+ Comportamento