POR QUE NÃO SOMOS IGUAIS: ECTOMORFOS

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de fevereiro de 2017 às 08:23
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dando continuidade aos tipos físicos, hoje vou falar sobre o extremo oposto dos endomorfos, assunto da última coluna. O  texto de hoje é sobre os indivíduos que tem mais dificuldade de ganhar massa muscular: os ectomorfos.

Ectomorfo é um indivíduo com metabolismo rápido, ossos finos e grandes, ombros estreitos, peitoral plano e baixos níveis de gordura. É o famoso “magrelo”.

Os treinos para os ectomorfos devem ter baixo volume e alta intensidade, ou seja, não precisam treinar todo dia nem fazer treinos muito longos, e ainda tem que treinar pesado, de preferência até a falha concêntrica, que é quando os músculos não conseguem executar uma repetição de um exercício.

Exercícios compostos ou multiarticulares são mais indicados pois trabalham vários músculos, tornando os treinos mais curtos. Não precisam fazer exercícios aeróbios, pois iriam contra o principal objetivo deles, que é ganhar massa muscular.

A dieta é o ponto chave para os ectomorfos obterem hipertrofia muscular. Podem consumir carboidratos, proteínas e até uma dose moderada de gorduras, mas para isso o auxílio de um nutricionista é fundamental. Além disso, nunca pular refeições nem ficar muitas horas sem comer é muito importante. Como possuem metabolismo rápido, os ectomorfos geralmente não conseguem consumir a quantidade necessária de calorias ao longo do dia, portanto os suplementos alimentares são indicados, principalmente os protéicos e, em alguns casos, os hipercalóricos.

Assim como os endomorfos, os ectomorfos também devem procurar um endocrinologista, pois alguns apresentam hipertireoidismo, o que pode explicar a dificuldade em ganhar peso.

Se quiser saber mais sobre este assunto ou quiser tirar dúvidas, entre em contato por e-mail, visite meu blog e acesse minhas redes sociais (YouTubeFacebook e Instagram). 

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes