Por que compartilhamos mentiras?

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de março de 2017 às 08:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nos tempos da internet e o fato de compartilhar algo estar a um clique – nas mais variadas plataformas e redes sociais – , infelizmente, pouco importa o que de fato houve (a verdade dos fatos). O que vale nos dias de hoje é o DESEJO de que determinada coisa tenha ocorrido porque ela está alinhada com o que pensamos e acreditamos.

Eu vejo por aí muita militância ideológica (e pessoas comuns que caem em armadilhas ideológicas) compartilhando coisas que já foram desmentidas há muito tempo. Já escrevi vários posts sobre isso nos meus variados blogs que mantenho.

Mas como a pessoa quer acreditar que aquilo é verdadeiro, para desbancar/desmerecer ou ainda atacar adversários não importando como (assista Scandal ou House of Cards – NETFLIX), então ela coloca uma venda e compartilha/fabrica tal informação com o desejo de que realmente seja verdadeira.

E, pasmem, isso não é algo inerente apenas aos menos avisados. Não! Tem imprensa agindo assim, Tem professores e doutores de alta calibre. Tem religiosos sendo assim. Uns por má fé, outros por ideologia cega e outros ainda fazendo sentido à expressão “Maria vai com as outras”.

Portanto, desconfie, sempre daquela notícia, daquele post que “endosse” a sua ideologia. Pesquise mais. Análise mais! Não fique numa bolha.

Não sou do tipo que acredita em teorias da conspiração generalizadas, mas veja outras fontes (e desconfie delas também).


+ zero