​Polícia Ambiental vai fazer em Franca operação de proteção às florestas. Veja

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de julho de 2020 às 17:46
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O Dia de Proteção às Florestas é comemorado em 17 de julho, data que também marca o “Dia do Curupira”

A Polícia Ambiental de Franca, responsável pela proteção em mais de 17 municípios, participará no dia 17 de um trabalho ilustrativo e orientativo, além de fiscalizar as florestas existentes.

O Dia de Proteção às Florestas é comemorado anualmente em 17 de julho, data que também marca o “Dia do Curupira”, cujo personagem personifica misticamente o protetor das Florestas contra degradadores criminosos. 

Atacar as Florestas significa atentar contra a vida do ser humano, visto que destrói fontes de água doce e, com elas, tanto a fauna quanto a flora são afetadas. 

O desflorestamento fragiliza o solo, expondo-o à erosão, e também leva ao aumento da temperatura, além de outras consequências negativas. 

Assim, também sofrem os animais silvestres, pois muitos dependem das florestas para assegurar sua sobrevivência. 

No ano de 2019, a Mata Atlântica no território do Estado de São Paulo teve uma redução de 55% no seu desflorestamento, deixando o bioma com “Desmatamento Zero”.

Para comemorar esta conquista a Polícia Militar Ambiental desencadeará em todo o Estado, nos dias 17 e 18 de julho, operações de prevenção para questões afetas à Defesa da Vida e Dignidade da Pessoa Humana decorrentes do ataque às florestas.   

Serão empregados mais de 1200 policiais militares e 450 viaturas, entre quatro rodas, náuticas e drones, que realizarão o policiamento ostensivo marítimo e terrestre com vistas aos infratores do Meio Ambiente, sobretudo aqueles que põem em risco a qualidade de vida, segurança e saúde pública.

Além da ação operacional, marcará a data a participação da sociedade através da campanha que será lançada nas redes sociais da Polícia Militar Ambiental, com o tema “Curupira e a Polícia Militar Ambiental, juntos na proteção das Florestas”.


+ Meio Ambiente