Plataforma de gamificação para programa interno de performance, na Algar

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de junho de 2019 às 07:51
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:35
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Plataforma utiliza ferramentas de empresas de games e faz parte da transformação digital da companhia

A Algar Tech, multinacional brasileira especializada em gestão do relacionamento com cliente, ambiente de tecnologia e serviços de telecom, implantou uma extensão de sua ferramenta de gamificação para treinamento, chamada SPIA. 

Agora, a plataforma foi introduzida também ao programa de performance da área de Relacionamento com o Cliente – chamado Top Performance – com o objetivo de engajar os associados, ao torná-lo mais descontraído. 

As mudanças permitirão aos participantes acompanhar indicadores corporativos, para melhorar cada vez mais a experiência do cliente.

Inspirada em jogos retrô, a atualização da ferramenta levou em consideração as opiniões dos associados, e dará aos participantes mais visibilidade sobre seu desempenho. 

Apesar de o lançamento ter se dado em março, o desenvolvimento dessa plataforma será constante e sempre baseado nas melhorias sugeridas pelos usuários.

“Nós já utilizávamos gamificação em nossa plataforma de treinamento, de forma que o associado acumulava pontos a cada exercício que ele completava. Ao implantarmos o projeto no Top Performance, o objetivo é aumentar o engajamento dos nossos associados no programa de desempenho, tornando-o mais divertido. Essa mudança faz parte do processo de tornar a empresa cada vez mais digital”, diz Cristiano Santos, diretor de relacionamento com o cliente da Algar Tech.

O programa Top Performance, criado internamente na empresa em 2011, mede o desempenho dos associados na área, baseado em indicadores atrelados aos resultados financeiros da operação, os quais são utilizados como meta. 

A cada meta cumprida, os associados vão acumulando pontos na plataforma de gamificação, podendo trocá-los posteriormente por prêmios.

Atualmente, o programa é estipulado para a diretoria da área e, os gestores de destaque são reconhecidos trimestralmente e anualmente pelo seu desempenho.

No entanto, a empresa já se prepara para expandir a participação também para os demais associados da área de Relacionamento com o Cliente.

“Além de melhorar a experiência dos associados, o impacto direto na experiência dos nossos clientes é um dos principais focos do programa. Para isso, estamos constantemente atentos às novidades, nos atualizando e ouvindo nossos funcionários”, completa o executivo.  


+ Tecnologia