Pix: identificados 60 sites falsos que simulam cadastro para roubar dados

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 9 de outubro de 2020 às 02:37
  • Modificado em 9 de outubro de 2020 às 02:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Empresa de cibersegurança encontrou ao menos 60 sites falsos que visam o roubo de dados

O Pix, plataforma do Banco Central que irá permitir transações bancárias em tempo real, já tem mais de 16 milhões de cadastros. 

No entanto, o novo método de pagamento já acendeu o alerta para especialistas em segurança digital. 

A empresa de cibersegurança Kaspersky encontrou ao menos 60 sites falsos que visam o roubo de dados a partir da nova tecnologia. 

À CNN, Roberto Rebouças, gerente executivo da Kaspersky no Brasil, alertou para a necessidade de atenção com sites que são navegados pelos brasileiros e para exposição pessoais na internet. 

Além disso, deu orientações para não cair neste tipo de fraude — que tem crescido cada vez mais no país. 

“Dos três problemas de segurança que a gente vê nesta questão, dois são antigos: o criminoso atrai a pessoa para o site e rouba seus dados, isso faz o Pix ser apenas uma isca”. 

“No segundo caso, o criminoso atrai o cliente para um site falso do banco e busca informações bancárias para também fazer transações”. 

“No entanto, no terceiro caso, aonde o criminoso está atrás de informações para cadastrar o Pix do cliente, como telefone, CPF e afins”, explicou.

Apesar do Pix entrar no ar apenas no dia 16 de novembro, a ideia do criminoso é usar estas informações depois para usar em transações em nome da vítima. 

Para Rebouças, “infelizmente muita gente cai neste golpe”. 

Além da desconfiança, o especialista orienta ficar atento às orientações oficiais das instituições financeiras. 

“O seu banco não vai te mandar um link para você clicar nele. Portanto, se for para fazer o cadastramento, você mesmo pode fazê-lo no aplicativo do seu banco”. 

“Além disso, a maior parte dos brasileiros usam o telefone celular para acessar estes aplicativos”. 

“E o telefone não tem nenhuma segurança, então é importante ter um aplicativo bom que faça esta proteção não só do que chamamos de vírus, mas também contra estes sites falsos”, reforçou. 

Após manifestações de preocupações dos bancos para o regulador em relação a possíveis fraudes, o sistema de pagamentos instantâneos Pix será lançado com a possibilidade de limite para as transações. 

O sinal positivo do Banco Central em relação a essa demanda ocorreu na última sexta-feira. Bateu-se o martelo, assim, que o limite será o mesmo que o das transações de débito.

*Informações CNN Business


+ Segurança