Pesquisadores criam checklist para prefeituras enfrentarem pandemia

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 25 de março de 2020 às 15:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O objetivo é auxiliar no planejamento e implementação das ações das redes de atenção básica.

​​Uma plataforma online está organizando e recomendando medidas para apoiar as prefeituras a se prepararem para o combate ao covid-19. 

O objetivo é auxiliar no planejamento e implementação das ações das redes de atenção básica.

O site coloca à disposição um checklist baseado em documentos e protocolos lançados pelo Ministério da Saúde e outras organizações para enfrentamento da pandemia. 

Esse instrumento permite aos gestores de saúde diagnosticarem seu nível de preparo para o covid-19.

As ações são estruturadas em quatro eixos:

  1. Vigilância;
  2. Assistência;
  3. Governança de crise; e
  4. Comunicação e distanciamento.

Segundo o pesquisador de políticas públicas Arthur Aguillar, a ideia surgiu com o objetivo de mitigar erros humanos, dado o grande número de vidas em jogo.

“Olhando para a pandemia como um problema complexo, pensamos que, na correria de apagar um incêndio desse tamanho, é muito bom para as secretarias terem um passo a passo que ajude a ordenar quais são as ações prioritárias”, disse Aguillar.

Para a pesquisadora Helyn Thami, o Ministério da Saúde tem feito bom trabalho de coordenação e divulgação de materiais, mas foi diagnosticado que faltava capilaridade para fazer as informações chegarem a todos os municípios. 

“A gente entendeu que faltava essa capilaridade e uma coisa que estava sendo pouco pensada, para além das medidas de isolamento social, é a capacidade de resposta da rede”, disse.

As autoridades sanitárias são unânimes no entendimento de que, quanto maior o preparo, maiores as chances de se minimizar os danos decorrentes da disseminação do novo coronavírus. Portanto, preparo é fundamental.

A ferramenta é produzida por três organizações sem fins  lucrativos – Impulso, Instituto Arapyau e Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e contou com apoio de consultores técnicos e gestores de saúde.

Como participar

Para solicitar apoio na estruturação de ações de combate ao coronavírus em sua região e receber novos materiais técnicos, entre em contato pelo Whatsapp.


+ Política