Pesquisadora da Unesp Franca é contemplada com bolsa estágio na Itália

  • Entre linhas
  • Publicado em 3 de dezembro de 2018 às 19:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:12
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Janira Feliciano Pohlmann Cavalcanti pesquisará durante 4 meses, na Università degli Studi di Perugia

A professora Janira Feliciano Pohlmann Cavalcanti foi contemplada com uma Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para realizar um estágio de pesquisa durante quatro meses, na Università degli Studi di Perugia, na Itália.

Janira é pós-doutoranda em História, câmpus de Franca, e orientada pela professora Margarida Maria de Carvalho. Na Itália, a pesquisadora será supervisionada pela professora Rita Lizzi.

Depois de três meses de pesquisas na Universidad de Zaragoza, sob a supervisão da professora María Victoria Escribano Paño, a historiadora brasileira segue diretamente para a Itália para continuar seus estudos a respeito da construção de imagens dos imperadores romanos na Antiguidade Tardia.

Janira realiza pesquisas acerca das transformações ocorridas entre os séculos III e V no Ocidente Romano, período que considera inserido na História Tardo Antiga. “Interessa-me entender quais eram as imagens oficiais aceitas e proclamadas pelo imperador Graciano (359-383) para legitimar a prática de seu poder. E, ainda, quais ações e valores estas imagens destacavam ao apresentar Graciano como líder secular dos romanos”, afirma a docente em resumo disponível na Biblioteca Virtual da Fapesp.

“Sugiro que esta imagem era nutrida por discursos de natureza variada e que exaltava a superioridade do poder de Graciano em um contexto de contestações do imperium agenciadas por possíveis usurpadores e por aqueles com quem compartilhava este poder, Valentiniano II e Teodósio”.

A Università degli Studi di Perugia é um prestigiado centro universitário europeu, fundada oficialmente em 1308, e que atualmente congrega mais de 20.000 estudantes de países diferentes. A área de História Antiga está integrada ao Dipartimento di Lettere-Lingue, Letterature e Civilta’Antiche e Moderne. A instituição possui uma biblioteca voltada para os estudos das Ciências Humanas, a Biblioteca Umanistica.


+ Educação