Trabalho remoto pode aumentar até 30% após pandemia, segundo pesquisa

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 31 de maio de 2020 às 16:08
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:47
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Empresas se adaptam para adotar o regime home, que já é realidade para mais de 15 milhões de brasileiros

O teletrabalho ou trabalho remoto é a realidade de mais de 15 milhões de trabalhadores brasileiros, de acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividade (SOBRATT). 

Essa modalidade é caracterizada quando o trabalhador realiza suas atividades com o uso de tecnologias de comunicação e informação. 

Esse regime permite que o funcionário realize sua função à distância, total ou parcialmente, da sede da empresa. Em sua residência (home office) ou em qualquer outro lugar, como os coworkings. 

Em 2017, o trabalho remoto foi regulamentado pela Reforma Trabalhista (Lei n.o 13.467), que dedicou um capítulo na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) para essa modalidade, equiparando-o ao ofício realizado nas dependências da empresa. 

Desse modo, determinado a necessidade de ser anotado na carteira de trabalho do profissional — exceto quando não há vínculos empregatícios e sim um contrato de prestação de serviço —, e outras regulamentações. 

Mercado

Em 2018, a SOBRATT realizou a pesquisa nacional de home office, um ano após a reforma trabalhista. 

O estudo apontou que a teleatividade é uma realidade no país, e que 45% das empresas já praticam o home office e que 15% estão considerando a sua implantação. 

 A pesquisa apontou um crescimento de 22% em relação a um diagnóstico realizado em 2016, e que TI, Telecom e prestação de serviços são os segmentos que mais adotam o regime de trabalho remoto, somando 44% do total. 

Atividades como, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos e Marketing são as mais elegíveis à prática do teletrabalho, mas vale ressaltar que não é toda atividade produtiva que se encaixa ao método. 

 Pós-pandemia

O que nos últimos anos era uma tendência no Brasil e no mundo se tornou comum, em razão da COVID-19. 

Muitas empresas e escritórios foram obrigados a adotar o home office emergencial. Instituições como Google, XP Investimentos, Twitter aderiram ao modelo. 

 De acordo com o estudo “Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade redefinida e os novos negócios”, do Coordenador do MBA de Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas (FGV), André Miceli, estima-se um aumento de 30% da adoção do teletrabalho após a pandemia. Em muitos setores se mostrou efetivo a admissão do regime, fazendo com que as empresas repensem seus processos. 

Muitos empresários têm recorrido ao teletrabalho como uma política de bem-estar para seus colaboradores. 

Segundo a pesquisa da SOBRATT, 70% visam a melhoria da qualidade de vida e 47% em concessão de benefícios para o seu colaborador e outros 47% em atração para novos talentos. 

O home office vem se tornando um diferencial para as organizações que o implanta. É uma resposta às novas tecnologias, que está redefinindo as relações de trabalho e da sociedade. 

É importante pontuar a necessidade das instituições criarem políticas internas e treinamento dos Recursos Humanos antes do estabelecimento do trabalho remoto, definindo horários para o comprimento das tarefas e preservação da saúde do colaborador. 

 Home office e controle de jornada

Um dos desafios da adoção do regime que muitos empresários enfrentam é o controle de jornada dos seus colaboradores. Muitos não sabem como fazer o controle, mas hoje isso é facilmente resolvido. 

É possível, mesmo à distância, fazer o controle de jornadas de trabalho com a adoção de um software de gestão e o controle de ponto 100% web. 

Com o software 100% web, a marcação é feita em um aplicativo instalado no smartphone, com acesso à internet, do próprio colaborador. 

O app possui um geolocalizador que assegura ao gestor ver em qual local foi feita a marcação. Ele também permite que o funcionário tenha acesso à visualização do seu cartão de ponto, faça solicitações de ajustes e abono. 

 O sistema possibilita mais praticidade, segurança e proteção, com dados invioláveis, para o controle de ponto do home office; também facilita aos gestores uma gestão completa e intuitiva. 

São muitos os benefícios da adoção do controle de ponto no regime home office, tanto para o empresário tanto para o colaborador. 


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