Pedregulho completa hoje 120 anos de fundação com governo de reconstrução

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de agosto de 2017 às 07:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:18
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cidade é a segunda maior empregadora depois de Franca e forte na cafeicultura de exportação

Pedregulho foi fundada em 15 de agosto de 1897 (120 anos), pelos fazendeiros Major Antônio Cândido Branquinho, Capitão Elias Moreira e Tenente Salviano que eram donos das terras onde se instalaria uma estação ferroviária da Companhia Mogiana e consequentemente um povoado com o nome de Campo das Pindaíbas, devido a grande variedade de coqueiros e palmeiras existentes na região. 

O nome Pedregulho veio posteriormente devido a grande variedade de cascalhos, isto é, pedras de cores e tamanhos diferentes . O povoado de Pedregulho, foi elevado a condição de distrito do Município de Igarapava. Conquistando sua emancipação política em 18 de março de 1922. Tornando-se então município, tomando posse seu primeiro prefeito eleito em 12 de março de 1922, Galeno Vilela de Andrade Silva.

A altitude de Pedregulho chega a 1.035 m na região do bairro da Bela Vista.

A economia do município baseia-se basicamente na agropecuária, tendo como produto principal, o café, que devido à sua excelente qualidade, foi vencedor de prêmios estaduais de qualificação.

A família Quércia possui na cidade uma das mais reconhecidas fazendas de cafés especiais do Brasil, um projeto que integra produção, uma torrefação e ainda a maior loja a América Latina, esta localizada em São Paulo, a Octavio Café, para onde a família destina parte da produção.

O restante é exportado para vários países. Além dos prêmios de qualidade da O’Coffee, pertencente à família Quercia, também a agricultora Fernanda Maciel obteve prêmios em concursos regionais.Agora a cidade está também direcionada à indústria de calçados.

A cidade é administrada pelo Prefeito Dirceu Polo Filho – Dirceuzinho, tendo como vice-prefeito o médico Wagner Fontes Calçado. 

A Câmara de Vereadores é presidida pelo vereador Augustinho Alves da Silva – Gustim do Abílio e composta pelos vereadores Eurípes Aparecido Porto – Cidinho, Rafael Henrique de Oliveira Uehara, Leonardo Donizete Bueno – Leonardo Advogado, Eurípedes Vaz Rodrigues – Oripim Panfleteiro, Welder Douglas da Silva, Raimundo Cleomar Lobão, Renato Ribeiro Saade, Fabrício Ferreira Barbosa – Fabrício do Pesponto, Carlos Henrique Moreno – Ká do Esporte e Wanderley Moreira de Carvalho – Careca. 

O Juiz da Comarca, da Vara Única (Cível, Criminal e Eleitoral) é o Dr.Luiz Gustavo Giuntini de Rezende, que também responde pelos municípios de Rifaina e Jeriquara. O Promotor do Ministério Público na Comarca é o Dr. Alex Facciolo Pires. 


+ Cotidiano