Paulistano tem atuação arrasadora, vence Ceará e se garante nas semifinais

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de abril de 2018 às 05:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atual campeão paulista e vice brasileiro chega, novamente, forte para fase decisiva

O Paulistano é o último classificado nas quartas de final do NBB. Com atuação arrasadora, em especial no primeiro tempo, o time da capital paulista bateu o Solar Cearense, por 98 a 57, no Jogo 4 da série, nesta quarta-feira (25/04), no Ginásio Paulo Sarasate, e confirmou a classificação à semifinal, com vitória por 3 a 1.

A vitória do Paulistano foi histórica não só nesta edição do NBB CAIXA. O placar imposto pelo time da capital, com 41 pontos de diferença, foi o resultado positivo mais largo da história dos playoffs da competição.

Com a classificação, o Paulistano agora terá pela frente um adversário conhecido. Será o Bauru Basket, rival do CAP na última decisão do NBB CAIXA. Naquela ocasião, o time da capital paulista abriu 2 a 0 na série decisiva, mas acabou superado e terminou com o vice-campeonato. Agora, os comandados de Gustavo De Conti terão o mando de quadra no confronto.

Atuando com inteligência e procurando as melhores opções no ataque, o Paulistano teve uma grande vitória em conjunto. Dos 12 atletas que vieram à quadra pelo time, apenas Alex Doria não pontuou. Seis deles registraram dois dígitos e se destacaram: Yago (15), Jhonatan (14), Victão (12), Elinho (11), Lucas (11) e Deryk (11).

“Nesta série toda, desde o primeiro jogo, a gente vinha buscando aquele basquete que tivemos na fase de classificação e acho que o time sentiu de uma maneira normal. Ficamos muitos dias sem jogar e isso pode pesar. Mas o importante foi a cabeça que nosso time veio para o jogo hoje. Fizemos uma defesa muito forte, tentando tirar os principais jogadores deles. Acho que o time todo está de parabéns por ter conseguido e estamos muito felizes pelo Paulistano ter retomado aquele basquete que vinha apresentando”, afirmou Deryk, dono de 11 pontos nesta noite.

Com ótima defesa e precisão nas bolas de 3 pontos, o time da capital paulista repetiu atuações como as de suas sequência incrível de 22 vitórias consecutivas na competição. Ao todo, foram 38 tiros de fora do perímetro, com 19 acertos (50,0% de aproveitamento), e apenas 57 pontos sofridos, reduzindo o Basquete Cearense a apenas 30,0%  de aproveitamento ofensivo.

Mais uma vez o torcedor do Carcará deu um show. Ao todo, compareceram 9.057 pessoas ao Ginásio Paulo Sarasate, recorde absoluto desta temporada do NBB CAIXA. Mesmo com a desvantagem grande do Basquete Cearense, o público se manteve presente, apoiou até o fim e, após a partida, veio a quadra para tirar fotos com seus ídolos.

Apesar do duro resultado negativo, todo elenco do Basquete Cearense deu o máximo dentro de quadra e não faltou vontade. Os principais destaques do time nordestino foram Betinho, cestinha da partida com 23 pontos, e Davi Rossetto, que contribuiu com 14 pontos, cinco rebotes e seis assistências.

“Acho que o ponto chave, que era o controle da ansiedade, a gente não soube ter. Jogamos esse primeiro quarto como na temporada inteira, com intensidade, com volume, com confiança, mas acho que naquela fúria de tentar fazer nós acabamos pecando pelo excesso. A gente tomava as decisões certas e errava. O Paulistano que não tinha nada a ver com isso soube aproveitar e abriu vantagem. Depois, para ‘escalar a ladeira’ era muito difícil, eles já estavam confortáveis, os arremessos ficavam mais fáceis para eles e mais difíceis para a gente. Uma série de playoffs tem jogo de tudo quanto é tipo, não foi o jogo que a gente queria, mas se aconteceu a gente tem que ter consciência que merecemos isso”, declarou Davi Rossetto, capitão do Basquete Cearense.

Defesa forte e chuva de bolas de 3, nada de novidade para o time da capital paulista. Porém, no primeiro quarto, a fórmula funcionou de forma marcante. Com dez tentativas e quatro acertos, 12 dos 18 pontos do CAP na parcial vieram de fora do perímetro. Lá atrás, com uma intensidade ímpar, os comandados de Gustavo De Conti limitaram o aproveitamento cearense para apenas 17,3%, sofrendo nove pontos, e terminaram os primeiros dez minutos com boa vantagem, 18 a 9.

Com a mesma proposta do início, o Paulistano seguiu muito superior no segundo quarto. Com seu ataque voando – aproveitamento de 69,0% e 6/9 nas bolas de 3 pontos – e a defesa mantendo a pegada agressiva – apenas oito pontos sofridos – o time da capital fechou a parcial com sua maior vantagem em todo primeiro tempo, 30 pontos (47 a 17).

Mesmo com a intensidade imposta pelo Basquete Cearense no segundo tempo, especialmente na defesa, o Paulistano soube administrar muito bem sua vantagem e conduziu a partida para uma vitória tranquila. Depois de fazer um terceiro quarto igual, de 24 a 24, a equipe visitante ainda venceu a parcial final, por 98 a 57, e confirmou o resultado positivo, com 41 pontos de diferença.


+ Basquete