Passos é a cidade do Sul de MG com mais roubos e furtos de celular

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de maio de 2018 às 07:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dados da Secretaria de Segurança apontam 155 ocorrências do tipo na cidade, de janeiro a março

A ​cidade de Passos ( a 105 km de Franca) aparece nos registros da Secretaria de Estado de Segurança Pública como a cidade do Sul de Minas com mais registros de furto e roubo de celulares. Os dados são referentes ao primeiro trimestre de 2018. De janeiro a março, foram 155 crimes relacionados aos celulares na cidade.

Depois de Passos, Poços de Caldas aparece com mais furtos e roubos – foram 142 no período. Pouso Alegre está no levantamento com 117 casos e Varginha com 97.

Para a polícia de Passos, o número segue o crescimento da população e de aparelhos na cidade. “É natural em uma cidade com população em torno de 120 mil habitantes, ela tenha um número alto desses índices criminais. São no mínimo 120 mil aparelhos que hoje são moedas fáceis de troca. Ele vai trocar por drogas ou por dinheiro. Esse indivíduo tem muitos alvos disponíveis”, explica o capitão da PM, Thiago Henrique Salgado.

“Mas vale ressaltar que nós estamos nesses quatro meses do ano com uma redução na casa de 60% do índice criminal”, conclui o militar.

Passos é a cidade do Sul de MG que mais registrou furtos e roubos de celulares em 2018. (Foto: Polícia Militar de Minas Gerais/Divulgação)

Segundo a polícia, em caso de roubo ou furto, é importante fazer um boletim de ocorrência e acionar a operadora para bloqueio. Atualmente, há um projeto da polícia chamado Celular Seguro, que funciona com um site, onde é possível fazer o cadastro do aparelho.

“É um site autoexplicativo, coloca o nome, número do aparelho. O Imei [código do celular] é rastreável. A partir do momento que a pessoa lança esse dado no nosso banco e eu abordo um cidadão com aparelho de origem duvidosa, já faço a prisão do suspeito por receptação”.

Entre os cuidados que devem ser tomados, segundo a polícia, estão evitar o uso do celular nas ruas, não colocar o aparelho em bolsos na parte de trás e ficar atento a horários de pouco movimento.


+ Segurança