​Para proteger Catedral de vândalos, católicos fazem reformas e instalam gradil

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de fevereiro de 2020 às 18:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ameaça contra patrimônio construído por fieis no passado levou padre a instalar gradil em torno da Catedral

Um dos maiores patrimônios históricos de Franca, a Catedral Francopolitana Nossa Senhora da Imaculada Conceição estava sendo ameaçado. 

Isto porque, pessoas sem o menor escrúpulo e desrespeitando as crenças religiosas colocavam fogo em colchões, faziam suas necessidades fisiológicas ao lado do prédio e ainda estavam perturbando os fieis em suas missas e ações diárias.

Diante a esta situação o comando da Igreja Católica em Fraca não viu outra opção a não ser a de proteger o templo, que, afinal, é de todo o povo de Franca.

O objetivo foi preservar a história da igreja Matriz de Franca, cuja edificação foi iniciada nos fins do século XIX, com vários francanos ilustres correndo listas para obter recursos financeiros.

Em 1898 o templo foi iniciado no local onde se encontra hoje e só no ano de 1913 é que foi possível celebrar a primeira missa, ainda que a igreja não estivesse concluída.

Sua conclusão só ocorreu em 1926, com o esforço dos religiosos e de muita gente conhecida, que queria dotar Franca de um templo à altura de suas tradições. 

Mesmo com a restauração de 1980 e de 2005, a Catedral projetada pelo engenheiro, Joaquim Mariano de Amorim Carrão, teve seus traços mantidos.

O padre Rogério Ruffo, pároco da Nossa Senhora Imaculada Conceição, explicou que os problemas foram discutidos com a comunidade e órgãos públicos, partindo do pressuposto da necessidade de pintura e instalação de gradil. 

As obras deverão ser concluídas em 30 dias. Os valores não foram revelados, mas foram subsidiados pela comunidade. 

Porém, mesmo com essas ações a arquitetura da Catedral foi mantida em seu estilo eclético, pois é uma mistura de gótico com neoclássico e Art déco.

Participar de um casamento ou qualquer tipo de celebração na Catedral Francopolitana Nossa Senhora da Imaculada Conceição é um sonho de muitos fiéis da sociedade francana. 

A igreja possui fachadas com rigor geométrico e ritmo linear, com fortes elementos decorativos em materiais nobres. 

Seu estilo romano com obras marcadas pela severidade e monumentalidade, e em alguns casos com características gregas, traz maior graça e pureza para quem ali entra para visitar ou participar das ações religiosas.

A Catedral é hoje um dos pontos de visitas que recebe o maior número de turistas. Mas, infelizmente, para vergonha de toda a comunidade católica (e não católica) será cercada com grades, para ser preservada para as próximas gerações.


+ Religião