Para evitar queda no estoque de sangue, "Junho Vermelho" incentiva doações

Chegada das baixas temperaturas é um dos fatores para a queda no número de doações de sangue

Postado em: em Saúde

Desde o dia 1º de Junho está no ar a campanha nacional “Junho Vermelho”, com o tema “Eu Dou Sangue”, e que tem a missão de conscientizar a população sobre a importância de doar sangue. Em Franca, as coletas acontecem no Hemocentro localizado à Avenida Dr. Hélio Palermo, 4181, no Recanto do Itambé.

Neste período do ano, as doações caem em decorrência do clima e por isso, as Secretarias de Saúde, tanto estadual quanto municipal, convocam a todos para ajudarem a manter em funcionamento os atendimentos de urgência, emergência e cirurgias nos hospitais. As doações são essenciais para manter os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

Requisitos para doação de sangue

Existem normas para a triagem de pessoas aptas a doar sangue, sendo que órgãos como o Ministério da Saúde e a Associação Americana de Bancos de Sangue são responsáveis por esse controle. O alto rigor no cumprimento dessas normas garante a saúde das pessoas que receberão o sangue, uma vez que ele não pode estar contaminado com outras doenças.

Os requisitos para doação de sangue são:

Estar em boas condições de saúde;

Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade;

Pesar no mínimo 50kg;

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar;

Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Mais informações sobre o Hemocentro de Franca pelo telefone (16) 3402-5000.


Artigos Relacionados