Para a primavera/verão 2018, as listras estão com tudo e são o novo preto!

  • Entre linhas
  • Publicado em 4 de outubro de 2017 às 10:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:22
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Deixando de lado o tradicional estilo navy, o que se vê são listras com formas assimétricas e muitas cores

Uma das estampas mais atemporais da moda, as listras nem sempre foram vistas com bons olhos pela sociedade. No período da Idade Média, por exemplo, as listras eram vistas com desprezo, destinadas às pessoas que se colocavam fora da ordem social, ou seja, as pessoas banidas da sociedade como bandidos, enfermos ou com indivíduos com profissões infamantes (prostitutas, criados, etc). Os significados foram se alterando e, com o passar do tempo, as listras tiveram sua ascensão nos séculos XVI a XVIII, passando de ofensivas para aristocratas, sendo utilizadas verticalmente pela aristocracia e horizontalmente pelos servos.

A padronagem também foi utilizada nas roupas de banho, roupas íntimas, trajes de marinheiros (foi aí a delimitação do estilo navy) e como uniforme dos presidiários, até ganhar visibilidade no mundo da moda por Coco Chanel, na década de 20. 

 Com altos e baixos na moda, como na década de 60 quando teve bastante visibilidade em editoriais, hoje as listras são símbolo de elegância e, ao mesmo tempo, contemporaneidade.

Deixando de lado o tradicional duo P&B ou o estilo navy, o que se vê para as próximas temporadas são listras desconstruídas – em versões atualizadas –, com formas assimétricas, diferentes ângulos e, principalmente, uma grande diversidade de cores. Aos adeptos ou não, uma coisa é certa: as listras são a grande aposta para o Verão 2018.

Prove da tendência com as linhas em sentido vertical, horizontal ou transversal em tons vibrantes ou pastel para serem usadas da cabeça aos pés e arrase na nova estação!