Pandemia: Entenda como e quando adiar o financiamento imobiliário

  • Entre linhas
  • Publicado em 16 de junho de 2020 às 11:44
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Financiamento da casa própria pode ser pausado; Entenda os prós e contras ao adotar a medida

Como uma forma de tentar amenizar o impacto financeiro da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, a Caixa Econômica Federal abriu a possibilidade de adiar as prestações do financiamento habitacional por até quatro meses.

Terminado esse período em que o mutuário faz uma pauda nos pagamentos, os encargos serão incorporados ao saldo devedor do contrato. 

Com isso, o valor que não foi pago neste período será diluído no prazo final do financiamento, gerando uma nova parcela de prestação, de acordo com as condições do contrato original, não havendo alteração da taxa de juros, de acordo com o banco estatal.

Portanto, após a pausa, o mutuário terá uma prestação um pouco mais alta do que aquela que ele pagaria inicialmente, já que o saldo devedor sofre um aumento e o prazo de pagamento se mantém.

Entenda em quais situações compensa adiar as parcelas.

Adiar financiamento

Segundo Marcelo Tapai, advogado especialista em direito imobiliário, a suspensão das parcelas do financiamento da casa própria só vale a pena para quem perdeu o emprego ou não estiver conseguindo pagar contas básicas, e for se endividar.

“A pessoa que perdeu o emprego ou teve redução do salário terá outras dívidas a serem pagas, pois outros gastos essenciais estão se acumulando”, afirma ele.

Compras de mercado, contas de luz, água, impostos, mensalidade escolar, convênio médico, entre outras, não serão perdoadas e, a depender do período que as dívidas se acumularem, será possível retomar os pagamentos do financiamento passados quatro meses”, diz.

O especialista aconselha que, se possível, o ideal é manter o pagamento. “A suspensão das cobranças torna o financiamento mais caro. O que devemos ter em mente é que banco nunca perde dinheiro e não há nessa medida nenhuma grande vantagem para o mutuário, após o prazo de suspensão é curto.”

Por fim, Tapai destaca que cada caso é diferente. Para ele, uma renegociação maior cos contratos, com análises individuais de cada caso é primordial para que as pessoas consigam colocar a vida em ordem”.

Pausa financiamento

Para solicitar a pausa do financiamento, o cliente pode fazer o pedido por telefone ou na internet.

O telefone é 3004-1105, para capitais, ou 0800-7260505, para demais cidades.

Ao ser atendido, escolha a opção 7. A solicitação pode ser feita de segunda a sexta, das 8h às 20h.

Outra opção é solicitar pela internet, pelo aplicativo Habitação Caixa. No caso de quem tem contratos em atraso, e já está com dívidas entre 61 e 180 dias, a negociação é feita no aplicativo. Mas no caso do telefone, o número é outro: 0800-7268068.

Marcelo Tapai lembra que, mesmo após adiar o pagamento, o cliente não pode esquecer que tem uma dívida pra pagar.

Fonte: Agora São Paulo

*Jornal Contábil


+ Economia