​Com suspeita de Covid-19, mulher recusada na Santa Casa volta a Pedregulho

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de maio de 2020 às 19:22
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Paciente atravessa quadro para Covid- 19 e mesmo com vaga reservada não conseguiu internação em Franca

O Jornal da Franca confirmou que a paciente que aguardava vaga para internação na Santa Casa de Franca voltou para tratamento médico na Santa Casa de Pedregulho, sua cidade de origem.

A paciente foi atendida na sexta-feira no Pronto Socorro de Pedregulho e encaminhada para Franca, já que apresentava sintomas para Covid 19.

No entanto, após os diagnósticos realizados pelos médicos plantonistas do Pronto Socorro “Álvaro Azzuz” , apenas no dia 9 foi confirmada a suspeita,

Porém, tanto a Secretaria Municipal de Saúde de Franca como a família não conseguiram internar L.F.S, 55 anos. 

Luiz Carlos Vergara Pereira, da Secretaria de Saúde de Franca, explicou que o quadro de saúde da paciente, quando entrou no PS de Franca era de mialgia, tosse, dispneia.

Foi atendida pela equipe de plantão e identificada a suspeita de Covid-19, fato que foi constatado na manhã do dia 9 por uma das médicas do Pronto Socorro, que solicitou vaga na Santa Casa para que tivesse melhor acompanhamento e recuperação de sua saúde. 

“Temos todos os protocolos dos médicos de que o diagnóstico era de dispneia e infecção por coronavirus indeterminada”, explicou Vergara.

No entanto, desde as 8h05 – após comunicação à central de vagas e ter obtido a liberação, a Santa Casa se negou recebeu o paciente – após 3 tentativas com diferentes médicos.  

A equipe do Pronto Socorro tentou internação da paciente junto ao Hospital das Clínicas, em Ribeirão Preto e até Serrana, porém sem sucesso. E na consulta a São Joaquim da Barra, a unidade hospitalar não está capacitada para este tipo de paciente.

A reportagem tentou conversar com a equipe da Santa Casa, mas não obteve resposta até a redação deste texto, talvez por ser final de semana. 

Na manhã de ontem, pelo fato da Santa Casa de Franca não fazer a internação, a paciente, a paciente voltou para Pedregulho.

Nesta segunda-feira ((11) se buscará alternativas para atendê-la de forma digna.


+ Saúde