​Orquestra Sinfônica de Franca promove concerto sacro no Dia de Finados

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de outubro de 2016 às 16:45
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento acontece na catedral e contará com Missa Tridentina e participação do Coro Contemporâneo de Campinas

A Orquestra Sinfônica de Franca (OSF) promoverá, às 19 horas do próximo dia 2, um concerto sacro em reverência ao Dia de Finados, na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Conceição.

Na ocasião, será executada a versão de Mozart para o Réquiem por 35 músicos da OSF em conjunto com 40 convidados do Coro Contemporâneo de Campinas.

Além da evolução musical, a noite será marcada por uma Missa Tridentina, ministrada pelo padre Roberto Miranda, do Santuário Nossa Senhora do Rosário, da cidade de Mococa (SP).

“O repertório escolhido para esta noite foi o ‘Réquiem’, de Wolfgang Amadeus Mozart, que é uma missa fúnebre”, disse o maestro da OSF, Nazir Bittar. “A morte sempre foi muito celebrada e temida em todas as culturas e a tradição de fazer reverência a ela, praticada também pelos povos ocidentais, levou às igrejas textos sacros que foram musicados, posteriormente. O ‘Requiem’ é um deles”, afirmou.

O maestro do Coro Contemporâneo de Campinas, Ângelo Fernandes, e os solistas Juliana Melleiro, Nina Ferrari, Samuel Valli e Volnei dos Santos também atuarão no evento, que é aberto a toda comunidade.

A Orquestra Sinfônica de Franca é mantida pela Associação Cultural da Região da Alta Mogiana

Sobre a Missa Tridentina

De origem imprecisa, a Missa Tridentina tem seus elementos básicos celebrados desde o século VI, embora se cogite que sua liturgia se remonte ao Apóstolo São Pedro.

Foi a principal liturgia do Ocidente Cristão tornando-se regra em praticamente todo o mundo católico após o Concílio de Trento (ocorrido entre os anos de 1.545 e 1.563).

Em 1969, a celebração, até então realizada em latim e de costas para os fiéis, deu espaço à liturgia moderna, em que o religioso se põe de frente ao público e utiliza a língua nativa.

“As principais diferenças entre a Missa Tridentina e a chamada Missa Nova residem no fato de que o padre reza em latim, voltado para Deus (versum Deum) e, em geral, somente pode ser acompanhada de canto gregoriano ou polifônico – como será o caso da Missa de Finados”, afirmou o juiz Alexandre Semedo, um dos incentivadores do evento.

“Muitas orações são feitas pelo padre em voz baixa, e, por isso, há longos períodos de silêncio. As mulheres costumam usar véu. A comunhão é precedida de uma bênção feita sobre cada comungante com o Santíssimo Sacramento e é sempre dada na boca do fiel, que deve, se for possível, ajoelhar-se.”

Em Franca, as celebrações das Missas Tridentinas acontecem aos sábados, às 15h, na Capela Nossa Senhora de Lourdes (no interior da antiga Unesp), e valem como Missa Dominical.


+ Religião