Orlândia se destaca no ranking do Programa “Município VerdeAzul”

  • Entre linhas
  • Publicado em 18 de dezembro de 2017 às 10:13
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Orlândia obteve 77,82 pontos, ficando em 51º lugar, sua melhor pontuação e colocação em toda sua história

Aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, quarta-feira (13), o X Encontro Estadual do Programa Município VerdeAzul. Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

O município de Orlândia, que já recebeu duas pré-certificações em 2017, esteve presente com o Prefeito Vado, o Secretário de Meio Ambiente, Estevão, a Vereadora Márcia Belato, o interlocutor do PMVA de Orlândia e Assessor Técnico , Lucas Otavio Peres e o Assessor Técnico, Quassim.

A cerimônia foi presidida pelo Vice-Governador, Márcio França, e compondo a mesa o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Maurício Brusadin, o Secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim, e o Coordenador do PMVA, José Walter Figueiredo. Estiveram presentes diversas autoridades estaduais, além de prefeitos, vereadores, interlocutores e convidados dos 645 municípios do estado.

Iniciando o Encontro, 12 interlocutores municipais foram escolhidos para o Prêmio Interlocutor Articulado – concedido ao interlocutor que melhor representa o trabalho individual em prol do coletivo – e o interlocutor de Orlândia, Lucas Otavio Peres, esteve entre os premiados.

Na sequência, foram divulgados os municípios certificados com pontuação superior a 80 pontos. Ao todo, apenas 48 dos 645 municípios do Estado certificaram – Novo Horizonte, pela terceira vez consecutiva, ficou em 1º lugar. Na região, apenas Sertãozinho (16º) e Pradópolis (47º) receberam certificação.

Orlândia não atingiu os 80 pontos, mas chegou perto com 77,82 pontos em 51º lugar – a melhor pontuação e colocação da cidade em toda sua história. Até então a melhor colocação era o 94º lugar, em 2013. O resultado indica uma evolução, principalmente se baseada no resultado do ano de 2016, quando Orlândia ficou em 454º lugar, com apenas 10,56 pontos.

O bom resultado também rendeu para Orlândia pela Bacia do Baixo Pardo Grande – CBH/BPG – o prêmio “Prêmio Governador André Franco Montoro”, concedido aos municípios melhores colocados no Ranking em cada uma das Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos – UGRHI’S. Trata-se de uma homenagem ao criador do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA, embrião da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e defensor da descentralização administrativa e fortalecimento dos municípios.

A meta estabelecida pela Administração Municipal para o ano de 2017 era alcançar as duas pré-certificações e superar os 70 pontos, meta conquistada com sobra. Sendo inclusive, a cidade de Orlândia, premiada por duas vezes, resultado de um trabalho sério de toda Administração Municipal e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A meta para 2018 é conquistar a certificação final.

A participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Os resultados podem ser conferidos no link:http://verdeazuldigital.sp.gov.br/site/pontuacoes/


+ Cidades