Orlândia é a 2ª cidade da região com mais mortes por covid-19: já são 18

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 23 de julho de 2020 às 15:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Autoridades destacam o desrespeito à quarentena como um dos fatores que causam esta situação

Com 44 mil habitantes (bem menos dos que os 350 mil de Franca), de Orlândia é o município da região com maior número de mortes por covid-19: até agora são 18 vítimas fatais infectadas pelo coronavírus (mais da metade do registrado em Franca, embora o número de habitantes seja nove vezes menor).

O repórter Rafael Ribeiro, do “Balanço Geral Interior” (exibido pela Record TV, constatou o que as autoridades já apontavam: os orlandinos não estão se preocupando com a quarentena e muitos continuam andando nas ruas sem máscaras, io que eleva o risco de contato.

Para tornar o quadro ainda mais grave, há ainda a constatação de que uma boa  parte da população do município é formada por idosos, a maioria portando co-morbidades, o que eleva bastante o risco de contágio. De acordo com a Prefeitura de Orlândia, apenas duas das dezoito vítimas fatais por covid-19 registradas até quarta-feira tinha menos de 60 anos.

O médico Sérgio Bordini, vice-prefeito do município, destaca  a necessidade de que a população de Orlândia se conscientize e passe a seguir as regras da quarentena para mudar este quadro preocupante. “Temos investido na conscientização desde os primeiros dias da pandemia, mas a população precisa fazer a sua parte”, afirmou.

Orlândia, um dos 22 municípios da DRS8 (a região de Franca) já tem mais de 400 casos de covid-19 positivos, o que é muito para uma cidade do seu porte.


+ Cidades