Operação autua fabricantes de papel higiênico por medidas irregulares

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de abril de 2016 às 19:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na região de Ribeirão Preto e Franca foram avaliadas 9 marcas. Do total, uma apresentou problema

Fiscais do IPEM-SP analisaram nesta terça-feira (12), as medidas – largura e comprimento – de diversas marcas de papel higiênico das linhas doméstica e institucional, com objetivo de verificar se a indicação apresentada pelo fabricante na embalagem está correta.

Durante a ação, na Capital e no interior do Estado de São Paulo, foram verificados 40 produtos. Deste total, 13 (33%) estavam irregulares, levando à autuação dos fabricantes.

Em São Paulo foram analisados sete produtos, dos quais cinco (71%) apresentaram medidas não correspondentes com o anunciado na embalagem. Na região de Bauru, o IPEM-SP fiscalizou seis marcas, sendo que 4 (67%) apresentaram irregularidades.

Em Campinas, foram analisadas sete marcas, com um irregular. Na região de Ribeirão Preto e Franca, também foram avaliadas nove marcas. Do total, uma apresentou problema. No laboratório da instituição em São José do Rio Preto foram avaliadas quatro marcas, com uma (25%) irregularidade.

A relação dos fabricantes com produtos irregulares e descrição dos erros encontrados está disponível aqui.

As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. No caso de produtos pré-medidos, as multas podem variar de R$ 640 a R$ 30 mil, dobrando na reincidência.

Em 2015, a mesma operação realizada de maneira coordenada na Capital e no interior do Estado de São Paulo, foram verificados 43 produtos. Deste total, 10 (23,26%) estavam irregulares, levando à autuação dos fabricantes de papel higiênico.


+ Cotidiano