Olimpíadas Especiais das APAES acontecerão em julho e movimentarão Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 5 de março de 2018 às 17:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:36
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento deverá mobilizar aproximadamente 800 pessoas das APAES do estado de São Paulo

​As equipes da Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES/SP) e da APAE Franca, já estão a todo vapor nos preparativos da 19º Olimpíadas Especiais das APAES – Edição Estadual, que já tem data marcada para acontecer. O maior evento esportivo do Movimento Apaeano irá movimentar inúmeros atletas das APAES do Estado entre os dias 17 e 22 de julho de 2018, em Franca.

As reuniões com representantes da Prefeitura de Franca começaram no mês de setembro de 2017. Foi solicitado a disponibilização dos espaços para as competições, seguranças, ambulâncias, entre outros, para os seis dias de evento. “A Prefeitura de Franca se mostrou muito solicita ao nosso pedido e sabemos que a cidade possui uma excelente estrutura de quadras, ginásios e piscinas. Temos certeza que teremos um evento recheado de muita superação e emoção”, conta Cristiany de Castro, presidente da FEAPAES-SP.

O evento deverá envolver cerca de 800 pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes, nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, futebol de sete, natação, tênis de mesa, dama e dominó. A Federação, em parceria com a APAE da cidade que sedia o evento, realiza as Olimpíadas Especiais das APAES a cada três anos, oportunidade na qual os melhores atletas de cada região competem, demonstrando sua potencialidade, além de terem nessa ocasião a chance de trocar experiências e confraternizar-se com outros atletas do Estado.

“A iniciativa de trazer para Franca as Olimpíadas Especiais das APAES muito nos alegra. Estamos ansiosos por receber equipes de todo o Estado. Temos certeza que, independente dos resultados obtidos, este evento será uma grande vitória para todos”, comenta Agenor Gado, presidente da APAE Franca.

Além disso, o evento objetiva-se em favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência intelectual e sua integração na sociedade por meio da pratica esportiva adequada às suas necessidades e a aquisição de experiências que venham enriquecer seus conhecimentos e facilitar sua relação com o meio em que vive, dessa forma contribuindo para o exercício da cidadania.

Programação animada

Além das competições, os atletas poderão usufruir de momentos de muita diversão, o que possibilitará que vivenciem novas e alegres experiências. “Podemos adiantar que teremos investimentos além da parte esportiva, como atividades culturais e de lazer, passeios, festa de confraternização, cinema, entre outros e para isso contamos com parceiros”, antecipa Cristiany de Castro, presidente da FEAPAES-SP.

Após a realização da XIX Olimpíadas Especiais das APAES, a FEAPAES/SP, junto com sua coordenadoria de esporte e através de critérios previamente definidos, irá classificar, organizar e identificar os usuários e equipes (atletas, técnicos e acompanhantes), para a formação da delegação que representará o estado de São Paulo na Olimpíada Nacional das APAES, que será realizada no final do segundo semestre de 2018, na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul.


+ Esportes