Obras do Complexo Viário Champagnat: Prazo para licitação termina sexta, 29

  • Entre linhas
  • Publicado em 26 de maio de 2020 às 21:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:46
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Visitas técnicas podem ser feitas até quinta-feira, 28; Obras visam desafogar tráfego de veículos no local

O prazo para que as empresas interessadas em participar da licitação para as obras do Complexo Viário do Champagnat enviem suas propostas, termina nesta sexta-feira, 29 de maio, às 9h.

Aquelas que desejarem fazer visitas técnicas no local, têm até esta quinta-feira, 28. Os agendamentos prévios devem ser feitos na Secretaria de Planejamento Urbano, através do telefone 3711-9545.

O projeto de construção do Complexo Viário do Champagnat é uma alternativa encontrada pela Prefeitura para colocar fim aos infindáveis congestionamentos registrados naquela rotatória, tanto para quem transita pela Avenida Champagnat como pela Dr. Ismael Alonso y Alonso.

No local surgirá um cruzamento em nível, com a construção de duas pontes, uma onde hoje é a rotatória que deixará de existir e outra alguns metros acima, que terá o papel de retorno para quem trafega pela Av. Champagnat e tenha como destino, por exemplo, o Shopping.

A Prefeitura realizou estudos técnicos medindo o volume de tráfego em diversos horários e datas diferentes da semana, para dimensionar as alternativas para melhorar a situação viária no local.

Quatro alças de acesso estão projetadas, além de faixas de pedestres e sinalização semafórica, além de áreas verdes, tudo utilizando os espaços públicos disponíveis, sem despesas com desapropriações

A abertura dos envelopes com documentos e propostas pode ocorrer na própria sexta-feira, 30 minutos depois de encerrado o prazo, às 9h30 na Sala de Licitações (rua Frederico Moura, 1517, Cidade Nova).

O edital em sua integra pode ser consultado no site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br).

Câmara aprova nomeação de complexo viário do Champagnat

Durante a sua 13ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira, 26, a Câmara Municipal de Franca aprovou por unanimidade o Projeto de Lei (PL) nº 4/2020.

De autoria do prefeito Gilson de Souza (DEM), a proposta denomina “Dr. Wiliam Wanderley Jorge” o complexo viário localizado no entroncamento das Avenidas Champagnat e Dr. Ismael Alonso Y Alonso.

Jorge nasceu em Franca em 1940 e dedicou-se ao Ministério Público e à atividade docente por mais de quarenta anos.

Ele foi promotor de Justiça em várias cidades (inclusive Franca), alcançando o cargo de Procurador de Justiça do Estado de São Paulo. William faleceu em 2014.

O PL deveria ter sido votado no início de março deste ano (veja mais aqui: https://franca.sp.leg.br/pt-br/noticias/camara-arquiva-subsidio-do-transporte-coletivo). Contudo, acabou sendo adiado por oito sessões devido a uma dúvida sobre a praça atualmente existente no cruzamento, chamada “Miguel Eugênio Vieira Bittar”. Não sabia o que aconteceria com ela com a construção do sistema viário.

“Nós [membros das comissões permanentes da Câmara] solicitamos mais explicações ao Poder Executivo, e nos informaram que a praça existente vai simplesmente mudar um pouco de local. Ela é uma praça central e agora ficará lateral”, explicou o vereador Ilton Ferreira (PL), presidente da comissão de Legislação, Justiça e Redação da Casa de Leis francana, na última sexta-feira, 22.

“Então, não haverá modificação do nome. Essa praça continuará com o nome de Miguel Eugênio Vieira Bittar, e o complexo viário em si é que irá receber o nome de William Wanderley Jorge”.

(Comunicação Institucional Câmara)


+ Trânsito