O que levou a Prefeitura a cancelar os Jogos da Juventude perto do início

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de maio de 2018 às 17:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Evento esportivo tradicional que reuniria cinco mil atletas em Franca foi cancelado de última hora

Fontes ligadas ao governo do Estado de São Paulo revelam que a morosidade de Prefeitura de Franca pode ter ocasionado o cancelamento dos Jogos da Juventude, que teriam início na cidade na próxima sexta-feira, com a solenidade de abertura.

A informação é de que a Prefeitura, através da FEAC, deixou tudo para resolver de “última hora”, sem o devido tempo hábil para que o Estado fizesse a liberação dos recursos, R$ 500 mil, pela Secretaria de Estado da Saúde. A maior parte do dinheiro seria usada em alimentação.

Um ofício assinado pelo presidente do Comitê Organizador dos Jogos da Juventude, Sérgio Mendes Baia, informa o secretário de Esportes do Estado, Carlos Renato Pires Camargo, que o município desistiu de promover os jogos.

No documento, Baia explica que a Prefeitura fez reformas no Poliesportivo e em outros locais onde os jogos aconteceriam e que Franca está apta a receber os jogos. 

Afirmou também que a contrapartida do município, de R$ 100 mil, está empenhada para o evento.

“Em razão da não concretização da publicação no Diário Oficial do Estado, quanto à autorização do governo para estabelecimento de convênio entre as partes, há a inviabilização de tempo hábil para a efetivação dos jogos e a cidade de Franca sente em não poder receber os 35º Jogos Abertos da Juventude”, disse o ofício. 

Porém, fontes do governo disseram que o município demorou para realizar todo o processo formal e que, somente nos últimos dias, que o processo foi acelerado pela FEAC. 

Fato é que, culpa do Município ou do Estado, prejudica-se os atletas que tanto se prepararam para a competição, e a imagem de Franca, que poderá tachada como a responsável pelo cancelamento dos jogos.

Mas o cancelamento pode ter também razões políticas, que envolveria a falta de vontade de líderes políticos francanos próximos do governo do Estado. O Jornal da Franca está empenhado em esclarecer as reais razões.

Veja o ofício da Prefeitura de Franca cancelando os Jogos da Juventude:


+ Esportes