O QUE COMER ANTES DO TREINO

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de agosto de 2017 às 11:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:18
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​A alimentação é um importante componente da receita de uma vida saudável, pois é através dela que podemos viver melhor, e ainda melhorar a performance nos treinos e impulsionar os resultados.

Antes de treinar, precisamos ter uma reserva de energia que forneça o combustível necessário para que possamos fazer exercícios. Além disso, uma alimentação adequada pré-treino ajuda a prevenir a fadiga muscular.

É importante esclarecer que nós, educadores físicos, temos noções gerais de Nutrição durante nossa formação, mas as estratégias de consumo e os planos alimentares dependem de fatores biológicos e individuais, portanto só um nutricionista pode te ajudar neste processo.

Os nutrientes que não podem faltar na alimentação pré-treino são os carboidratos e as proteínas. Os carboidratos fornecem energia para o corpo durante o exercício, eles são armazenados nos músculos em forma de glicogênio. Dependendo da atividade, da duração do treino e do objetivo proposto, você pode optar por carboidratos simples (de rápida absorção, como mel, pão e salada de frutas, por exemplo) ou complexos (de lenta absorção como batata doce, macarrão e mandioca, por exemplo).

Já as proteínas ajudam na regulação do metabolismo, mantendo o corpo em estado anabólico (construtor) durante o treino. Elas aumentam o fluxo sanguíneo nos músculos, fortalecendo a atividade muscular e também atuam na recuperação das microlesões causadas após os exercícios. Ovos, frango, carne vermelha e peito de peru são algumas fontes ricas em proteína.

Caso você não consiga consumir as quantidades recomendadas pelo seu nutricionista e se adequar a dieta, alguns suplementos recomendados são o whey protein (proteína do soro do leite), a albumina (proteína da clara do ovo) e a maltodextrina (carboidrato complexo, mas de rápida absorção).

Geralmente, o ideal é se alimentar até 2 horas antes do treino, mas hoje em dia existem muitas opções de lanches e receitas rápidas que podem ser consumidas até 30 min antes dos exercícios. Consulte seu nutricionista para mais informações!!

Para saber mais sobre esse assunto, você pode entrar em contato por e-mail ou acessar as minhas redes sociais (Facebook, YouTube e Instagram).

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes