Nutrólogo afirma que ovo pode e deve fazer parte de uma alimentação saudável

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de janeiro de 2016 às 18:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alimento é rico em proteína e se for consumido de forma correta até ajuda a emagrecer

Nutrólogo afirma que ovos podem e devem ser consumidos, porém, sem exageros (Foto: Figueiredo na Rede)

Muita gente se questiona se o ovo engorda, se faz mal, se deve estar presente na dieta das pessoas e em que quantidade comer. A resposta principal é sim, o ovo pode estar presente no café da manhã, almoço, lanche da tarde e no jantar, pois oferece diversos benefícios para a saúde. Além disso, você pode consumir ovos todos os dias sem culpa, já que é pouco calórico e rico em vitaminas e proteínas. 
“O ovo contém vitaminas e minerais antioxidantes como o selênio. É um alimento rico em ácidos graxos poliinsaturados, vitamina D, A, B6, B12, ferro, fósforo, rico em proteínas e representa 22,5% das necessidades diárias do indivíduo”, explicou o Nutrólogo André Veinert. 

Para obter esses benéficos é permitido comer um ovo por dia. Quem tem problemas com colesterol precisa manter o consumo moderado, pois as taxas, muito elevadas, podem aumentar os riscos de doenças cardiovasculares. Quem não tem problemas, pode e dever comer ovo.

Mas mesmo quem tem um colesterol elevado pode comer dois ovos por semana. “É preciso ficar atento também ao consumo de bolos, massas, panquecas que levam ovo. A dica é quando for cozinhar alguma receita utilizar usar as claras ao invés das gemas”, disse Veinert. 

Segundo o profissional, uma pesquisa realizada pelo Departamento de Obesidade do Centro de Pesquisa Biomédico da Universidade Pennington, em Lousiana, Nos Estados Unidos, aponta que o ovo pode ser incluído na dieta para ajudar na perda de peso, pois as proteínas presentes nos ovos ajudam a saciar o organismo, tornando a digestão mais lenta e diminuindo a sensação de fome.

“O ideal para quem está perdendo peso é consumir ovo no final da tarde, isso ajuda a diminuir a vontade de comer doces, por exemplo”, ressaltou André.  

Além disso, o ovo contém leucina, um aminoácido presente na clara e também encontrados em suplementos utilizados por atletas.  “Essa substância auxilia na no crescimento e na manutenção dos músculos”, comenta o especialista.

A clara tem somente 15 calorias e não apresenta gordura.  Mas é claro que o ovo não faz milagres. Para conseguir manter o corpo em forma é necessário continuar mantendo uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos.

Outra dica importante é que, quando você for comprar ovos, fique atento à validade nas embalagens. Observe também o aspecto da casca e tome cuidado com o seu armazenamento. “Opte por comprar ovos que não estejam com trincas ou rachaduras. Em casa, você pode guardá-los dentro da geladeira. Evite colocar na porta da geladeira”, finalizou o nutrólogo.