Número de hamburguerias cresce na cidade e conquista francanos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de setembro de 2019 às 21:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:52
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo levantamento da ACIF, Franca possui 28 hamburguerias físicas e agradam paladar das famílias francanas

Hambúrguer de picanha, de lombo, fraldinha, hambúrguer de frango, de costela, de salmão, com cheddar, hambúrguer de pernil ou de linguiça artesanal. Assim como existe uma variedade de opções dos famosos burguers artesanais, há também em Franca, dezenas de hamburguerias para atender todas as classes e paladares. 

Segundo levantamento realizado pela ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), a cidade conta hoje com 28 hamburguerias físicas. O número segue uma tendência de mercado e é visto como um reflexo de uma mudança de hábito de consumo. “Hoje, os produtos e serviços premium ou gourmets ganharam destaque na lista de compra dos brasileiros. Dessa forma, as hamburguerias, assim como as casas de açaí, yourguteria e paleterias, passaram a agradar o paladar das famílias”, explica o economista e consultor empresarial Rodrigo Souza.

Para o especialista, o crescimento desse tipo de negócio também é uma resposta ao cenário econômico dos últimos anos, já que muitos empreendedores resolveram apostar nessa modalidade após serem vítimas do corte de pessoal realizado pelas empresas de diferentes ramos. “A falta de empregos formais obriga as pessoas a buscaram no empreendedorismo uma forma de conseguir renda. Por isso, vemos o crescimento de hamburguerias no município”.

Soma a esses dois fatores, a expansão da cidade e o aumento do fluxo de veículos no trânsito, o que torna os deslocamentos mais demorados. Assim, comer fora de casa tornar-se uma opção viável para ganhar tempo. 

A origem e a qualidade dos ingredientes, o corte da carne, o modo de preparo, os molhos, os acompanhamentos e, claro, o ambiente com pegada de balada e a ‘gourmetização’ adotada por praticamente todas as casas também colaboram com essa receita de sucesso. Tem hamburgueria com decoração rústica, retrô, com estilo mais rock and roll, além das clássicas e modernas. “Na minha visão, o seguimento de hamburguerias é uma tendência e não somente uma moda passageira. Nos próximos anos, teremos uma consolidação desse nicho de mercado, onde quem oferecer uma melhor experiência de compra aos consumidores terá mais possibilidade de sobrevivência”, diz o economista.


+ Gastronomia