Até 2019, Brasil pode ter mais de 1 milhão de novos casos de câncer

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de fevereiro de 2018 às 10:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:33
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cerca de 30% dos casos de câncer no Brasil estão relacionados ao estilo de vida e maus hábitos como tabagismo

Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) diz que a expectativa é que 1,2 milhão novos casos em 2018 e 2019. Só nesse ano, a expectativa é de 582 mil novos casos, desses, 300 mil em homens, 282 mil em mulheres. Ainda segundo o estudo, em cada 10 casos, três estão relacionados ao estilo de vida que as pessoas levam. Hábitos como tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, obesidade e, num país tropical como o Brasil, a exposição excessiva ao sol aumentam as chances de incidência da doença.

Ana Cristina Pinho, diretora-geral do Inca, informa que alguns tipos de cânceres são evitáveis: “O tipo de câncer mais comum, ainda no nosso país, continua sendo, claro que esperado num país tropical, o câncer de pele, do tipo não melanoma. Dos demais cânceres, mama na mulher e próstata no homem vêm se destacando bastante. Além disso, outros tipos de câncer com alta incidência, como o câncer de pulmão e o câncer de intestino, também estão muito ligados a hábitos alimentares, ao tabagismo, uso abusivo de álcool. Então, se nós considerarmos que um terço dos tipos de câncer são preveníveis, são evitáveis, isso traz uma importância muito grande no aspecto da prevenção para o controle do câncer no nosso país e no mundo”, afirmou.

Entre o tipo de câncer com maior incidência em ambos os sexos está o câncer de pele não melanoma, que é um tipo de tumor menos letal. Os outros 10 tipos mais incidentes são: próstata, mama, intestino, pulmão, estômago, colo do útero, cavidade oral, sistema nervoso central, leucemia e esôfago. “No caso homem, o câncer de próstata, no caso da mulher, o câncer de mama, são tipos de câncer ligados ao aumento do tempo de vida, ligados a questões de envelhecimento, alterações hormonais, ligados a funções reprodutivas, obesidade, sedentarismo, são características da vida mais urbana”, afirmou Ana Cristina.

A maior incidência entre as mulheres estão o câncer de mama, intestino, colo do útero, pulmão e glándula tireóide. Nos homens, a maior indência é de câncer de próstata, pulmão, intestino, estômago e cavidade oral.


+ Saúde