Novo sistema de captação de água em Franca deve começar a operar em 2018

  • Entre linhas
  • Publicado em 2 de maio de 2017 às 19:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Obra que começou em 2012 e já exigiu R$ 70 milhões de investimentos vai dobrar capacidade de abastecimento

As obras do novo sistema de captação de água de Franca, localizado no Rio Sapucaí-Mirim estão a todo vapor e a Sabesp – Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo espera cumprir com o cronograma e iniciar sua operação no final de 2018.

Segundo o superintendente da Sabesp Franca, Gilson Santos de Mendonça, o novo sistema de captação vai garantir o abastecimento de água para a cidade pelos próximos 40 a 50 anos, dando tranquilidade para as futuras gerações francanas. A obra, que começou em 2012, teve valor investido na ordem de R$ 70 milhões, financiados pelo Governo Federal.

Mendonça diz ainda que o novo sistema é a maior obra do interior do Estado de São Paulo em produção de água e envolve 200 funcionários em seis canteiros de obras. Além da ETA e de duas estações elevatórias de água em construção na zona rural, dentro da cidade há a ampliação de um reservatório com capacidade para dois milhões de litros no Aeroporto e a construção de um novo, com capacidade para 1,5 milhões de litros, no Jardim Ângela Rosa.

Ainda segundo Mendonça, quando todo o sistema entrar em operação, a capacidade de vazão de água para abastecer a cidade dobrará em relação a atual. Hoje, os rios Canoas e Pouso Alegre fornecem 1.050 litros por segundo. Quando pronto, o rio Sapucaí começará com uma vazão de 800 litros por segundo podendo chegar a mil.“Os sistemas serão interligados e caso ocorra alguma dificuldade no Canoas, o Sapucaí conseguirá suprir e manter o abastecimento de toda a cidade”, disse o superintendente, que também garantiu água nas torneiras com o novo sistema, mesmo em períodos de estiagem como os vivenciados no ano passado. “Essa é a grande vantagem do sistema. Ele nos dá uma segurança operacional para os próximos 40 anos”, finalizou.


+ Desenvolvimento