Novo prazo para conversão de TV analógica para digital em Franca é 29/11/2017

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de junho de 2017 às 09:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Usuários do Programa Bolsa Família podem conseguir kit de conversão gratuito

Um dia depois de completar mais um aniversário de fundação, Franca desligará o sinal analógico de TV e quem não tiver o novo sistema de recepção ou conversor ficará sem captar os sinais das TVs abertas.

O novo prazo, de 29/11/2017 se refere ao agrupamento de Franca, num total de 25 cidades e foi publicado de acordo com a portaria 2.992, de 26 de maio de 2017, que estabelece o cronograma de transição da transmissão analógica dos serviços de radiodifusão de sons e imagens e de retransmissão de televisão para o SBTVD-T.

O prazo anterior era setembro, mas foi adiado a exemplo de várias outras regiões brasileiras devido às adaptações técnicas necessárias para a conversão dos sinais.

No agrupamento de Franca estão as cidades de Aramina, Barretos, Batatais, Buritizal, Colina, Colômbia, Cristais Paulista, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jaborandi, Jeriquara, Miguelópolis, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista. 

Bolsa Família

A TV Digital é um passo importante para a modernização das telecomunicações no Brasil, mas como nem todas as pessoas tem condições de comprar um aparelho televisor novo, especialmente as famílias carentes. Para isso, o Governo Federal, através do Ministério das comunicações criou o Conversor Digital Bolsa família, uma opção simples e barata para beneficiários de programas sociais terem acesso a um sinal de qualidade superior. E você, já conseguir seu Conversor Digital Bolsa Família.

Conversor Digital Bolsa Família

Conversor Digital Bolsa Família

Para quem tem interesse por canais de mais qualidade, com som e imagem digitais e já faz parte da Bolsa Família 2017, você tem direito a receber de graça o Conversor Digital Bolsa Família. Isso é simples de ser feito, basta executar alguns passos, para que todos os lares brasileiros tenham até 2018 um conversor digital em suas casas, já que esse é o prazo dado pelo Governo para que toda a população brasileira tenha um sinal digital em suas televisões.

Primeiro, o interessado deve entrar no site VOCÊ NA TV DIGITAL, criado pelo Governo Federal exclusivamente para distribuir os kits digitais para os beneficiários do Bolsa Família. Depois desse primeiro passo, será necessário preencher os seus dados nesse site, indicando o seu endereço, o número do seu documento e também algumas outras informações que serão solicitadas, como o número do seu cadastro no Programa Bolsa Família.

Por fim, você deve agendar o dia que esse kit será entregue em sua casa, para conseguir estar no local quando esse equipamento for entregue. Todo o kit conversor digital Bolsa Família será gratuito, restando apenas ao usuário arcar com a instalação desse aparelho, que traz diversas vantagens.

Há por exemplo uma melhora no sinal televiso quando o canal digital é instalado. Outra vantagem desse tipo de kit, é a variedade maior de canais abertos, de graça para os usuários. Por fim, ainda tem a questão de o sinal não ficar caindo a toda hora, como acontecia com a frequência analógica.

Quem tem direito ao Conversor Digital Bolsa Família?

Documentos Antena Digital Bolsa FamíliaO Kit de  antena Digital do Bolsa família está disponível para as pessoas cadastradas em algum dos seguintes benefícios sociais:

  • Se você for beneficiário do Programa Bolsa Família 2017, tem direito;
  • Se você for beneficiário do Programa Minha Casa Minha Vida, também tem direito à antena do programa Seja Digital do Bolsa Família;
  • Caso você seja inscrito na Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Ou outros benefícios sociais federais para famílias de baixa renda.

Documentos necessários para pedir o Conversor digital Bolsa Família

Documentos Antena Digital Bolsa Família

Para agendar a retirada do seu conversor digital, apenas é necessário digitar o Número do NIS ou o CPF do beneficiário do Bolsa família. O sistema vai usar os seus dados inscritos no CADÚNICO para fazer o agendamento.

Após pedir o seu conversor para TV digital do Bolsa Família, vão aparecer instruções de onde você precisa pegar o conversor e a antena, e de como eles devem ser instalados na sua televisão.

Conversor Digital para beneficiários Bolsa Família

Telefone Bolsa famíliaOutra forma de obter o seu kit digital por meio do Bolsa Família é ligar para o telefone Bolsa Família 147, gratuitamente, entre as 8 da manhã e as 18 da tarde. Dessa forma, você falará com os atendentes, indicará os seus documentos e marcará a data de entrega dos seus aparelhos, em sua casa, no dia em que você estiver disponível.

Todo esse processo é muito simples de ser feito e deve levar em torno de 10 minutos, para que você consiga assim garantir a seu sinal digital e uma melhor qualidade nessa imagem.

É importante se antecipar nessa solicitação, para que ela não aconteça muito em cima da data do cancelamento do sinal analógico no Brasil e dessa forma você corra o risco de ficar sem televisão alguma, para receber o KIT Conversor Digital Gratuito.

Antena Digital Bolsa Família

Existe uma questão tecnológica muito forte no Brasil, quanto a digitalização dos sinais de televisão aberto. Agora, apesar desse processo se encontrar avançado, com mais de 80% da população brasileiro tendo acesso ao sinal digital, existe uma fatia da população que não tem acesso a esse tipo de tecnologia, por não possuir condições financeiras para isso.

Pensando nesse aspecto, o Governo ampliou um pouco a aérea de atuação do Bolsa Família, fazendo com que esse programa seja usado também para ajudar as famílias mais carentes a terem o seu próprio conversor digital em suas casas, estando assim, com um sinal de mais qualidade na sua televisão.


+ Tecnologia