Novo golpe aplicado pelo Whats chega a usuários do aplicativo em Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de maio de 2017 às 05:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dois francanos disseram ter recebido mensagem de hackers que é espalhada pelo Whatsapp

Usuários francanos do Whatsapp  já receberam links durante esta semana e se tornaram potenciais vítimas de mais um golpe aplicado via redes sociais e aplicativos. A “isca” dos hackers para aplicar o golpe é o futebol.

Dois francanos disseram ter recebido uma mensagem, espalhada pelo aplicativo, que oferece serviço de personalização das redes sociais com as cores do time de coração do usuário. Ambos afirmam que apagaram sem clicar ao desconfiar que era golpe.

Mas, quando a pessoa aceita a mensagem, acaba sendo direcionada para uma ficha de preenchimento de um serviço pago de SMS (os populares torpedos). Além disso, é incentivado a compartilhar a mensagem, deixando seus dados e dos seus contatos expostos.

Após receber a mensagem, geralmente de contatos conhecidos, convidando o usuário a clicar no anúncio da promoção para poder personalizar a rede social, a vítima é direcionada para uma página na qual deve compartilhar o suposto serviço para oito amigos ou dez grupos de Whatsapp.

Com isso, todos os que baixam o falso pacote de personalização têm seus dados a mercê dos hackers, que podem acessar dados pessoais como senhas bancárias.

A recomendação de especialistas é que todos usuários, além de não baixar nada suspeito, apaguem imediatamente a mensagem d e contem com a função ‘antiphishing’, que detecta a origem de links e endereços eletrônicos.

A estimativa da PSafe, empresa de segurança virtual, é que dois milhões de pessoas já caíram no golpe. Até o momento, segundo a empresa, a armadilha já afetou mais de 400 mil torcedores do Flamengo; 382 mil torcedores do palmeiras e 358 mil corintianos. Ao todo, torcedores de 15 clubes populares já se tornaram vítimas do ataque.


+ Tecnologia