Novo ataque é capaz de roubar dados mesmo de computador bloqueado

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de maio de 2020 às 20:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para evitar ter o computador invadido nunca deverá deixá-lo fora do seu alcance e da sua vigilância

Um investigador de segurança descobriu uma vulnerabilidade em computadores com entrada Thunderbolt, permitindo que alguém com acesso físico consiga roubar dados em apenas cinco minutos.

Segundo a Wired, basta ter um equipamento portátil e uma chave de fendas para conseguir roubar estes dados, mesmo que estejam encriptados e o computador bloqueado. 

A vulnerabilidade pode ser explorada devido às caraterísticas da entrada Thunderbolt, que oferece acesso direto à memória do computador para proporcionar velocidades de transferência mais rápidas tendo apenas proteção de firmware.

Porém, o investigador em questão conseguiu contornar essas proteções e ter acesso a partir de qualquer dispositivo, sem deixar rastro ou forma de o legítimo dono do computador ter ideia que o equipamento foi invadido. 

Para isso, conta o Engadget que o investigador desenvolveu um método de nome Thunderspy, revelando efetivamente a vulnerabilidade.

Para saber se o seu computador é vulnerável recomenda-se que use a ferramenta Spycheck, sendo que para evitar ter o computador invadido nunca deverá deixá-lo fora do seu alcance e vigilância.


+ Tecnologia