“Novas” diretoras iniciam trabalho nas escolas infantis de Franca sem remuneração

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de setembro de 2018 às 11:46
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nomeação foi feita pelo secretário de Educação e não haverá compensação financeira

As novas diretoras de 36 EMEBs – Escolas Municipais de Educação Básica -, nomeadas na sexta-feira pelo secretário de Educação de Franca, Edgar Ajax, iniciaram o trabalho nesta segunda-feira.

As nomeações não foram feitas pelo prefeito Gilson de Souza (DEM) e sim pelo secretário e foi classificada como administrativa. As diretoras não deverão receber as FGs – Funções Gratificadas – de 30%, como era praxe.

O problema é que as nomeações poderão gerar outro problema para a Prefeitura. Como as diretoras assumirão funções de comando que não constam de suas atribuições, isso poderá gerar ações futuras de desvio de função, até porque não receberão para serem diretoras.

A administração afirma que há resoluções que permitem as nomeações, mas servidores da Secretaria de Educação têm garantido em redes sociais e grupos de WhatsApp que vai se abrir precedentes para ações futuras. Um risco que o governo parece estar disposto a correr. 

As diretoras foram exoneradas dos mesmos cargos, há poucos dias, por determinação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e o comando das EMEBs vinha sendo feito desde então pelas coordenadoras das escolas.


+ Política