Nova lei nos Estados Unidos beneficia produção de calçados do Brasil

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de setembro de 2018 às 13:44
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A partir de outubro, nova lei prevê redução de tarifas para mais de 1,6 mil produtos, entre eles, calçados

A nova lei de comércio exterior dos Estados Unidos, sancionada pela Casa Branca há duas semanas, deve beneficiar exportadores brasileiros de calçados.

Em 13 de outubro, entra em vigor a lei “Miscellaneous Tariff Bill Act of 2018”, que prevê a redução de tarifas de importação para mais de 1,6 mil produtos, dentre eles, calçados. A lei tem vigência prevista até 31 de dezembro de 2020, mas o governo americano pode encerrar o benefício antes do prazo, se julgar necessário.

A lei reduz tarifas para 40 categorias de calçados,
incluindo sintéticos, de couro, de tecidos e de segurança. AS tarifas até agora variavam de 6% a 37,5% sobre o valor do calçado.

No caso do Brasil, 60% dos calçados exportados aos EUA serão isentos de tarifas, afirmou Priscila Linck, coordenadora de Inteligência de Mercado da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Os demais 40% tiveram as tarifas reduzidas. “Com as medidas, os calçados brasileiros chegarão ao varejo americano mais baratos. Isso pode melhorar a negociação dos fabricantes brasileiros”, comentou Priscila.

A boa notícia para os calçadistas brasileiros é que a China não se beneficiará da nova lei americana. A Casa Branca aprovou, há poucas semanas, uma nova lista de produtos chineses, no valor de US$ 200 bilhões, cuja tarifa de importação subiu 10% e isso incluiu calçados de couro.


+ Negócios